NVIDIA torna pequena parte do NVAPI open source para ajudar projetos como o Wine e DXVK


A NVIDIA lançou recentemente uma pequena parte da sua tecnologia NVAPI, que permite acesso direto às GPUs e drivers da NVIDIA em todas as plataformas Windows, como código open source, sob a licença MIT. A informação vem da equipe de desenvolvedores que trabalha no DXVK, a "camada de tradução" da Vulkan para o Direct3D 9/10/11 que permite rodar jogos com bom desempenho no Linux, quando comparado com a tradicional implementação do Wine que usa o OpenGL.

Acontece que o arquivo "nvapi.h" agora é fornecido sob a licença MIT para ajudar com as "reimplementações de código aberto dos ambientes de emulação NVAPI para Windows". Em outras palavras, a camada de compatibilidade do Wine poderá lidar melhor com a tecnologia da NVIDIA.

Isso é importante pois o DXVK às vezes precisa contornar a NVAPI e acaba falsificando uma GPU AMD para alguns títulos (ou seja, uma placa de vídeo que realmente é uma NVIDIA acaba sendo informada como uma GPU AMD para os jogos), caso contrário, eles simplesmente não funcionam no Linux com Wine ou Proton/Steam Play.

Com a empresa abrindo uma pequena parte do código do NVAPI, Philip Rebohle, criador do DXVK, acredita que agora terá algo para trabalhar com a tecnologia e aprimorar o que for possível. Contudo, trata-se apenas de mais um pequeno pedaço de um grande quebra-cabeça de como rodar jogos do Windows no Linux.


FONTE: GamingOnLinux
Tags :
Comentários