AMD prepara novas correções para GPUs Polaris no Linux



A equipe de desenvolvedores da AMD trabalhando no kernel Linux parece estar a todo vapor. Além do suporte para as próximas Radeon RX 6000 RDNA 2/Big Navi, também há um esforço contínuo para aprimorar ainda mais o suporte do kernel Linux com GPUs Radeon mais antigas, incluindo aprimoramentos para os chips GCN 1.0/1.1 no driver de DRM (Direct Rendering Manager) AMDGPU e mais recentemente melhorias para GPUs Polaris.

Cerca de 40 patches foram publicados na última sexta-feira (16) com um grande número de correções e muitas mudanças para o código existente no kernel Linux. Entre as alterações, há uma correção para a oscilação da tela em algumas configurações de vários monitores, um switch de clock de memória é habilitado para monitores multi-sincronizados, há uma redução na energia ociosa para configurações de vários monitores e outros códigos que ajudam a igualar ainda mais o suporte para GPUs Polaris no Linux com aquilo que é encontrado atualmente no Windows.

Além disso, também é habilitado o recurso "ZeroRPM" para o fan de placas de vídeo Polaris, permitindo um modo de operação mais silencioso e desligando o fan em algumas condições, como inativo ou carga leve. Agora, esse recurso deve funcionar no Linux para GPUs Polaris em placas de vídeo compatíveis.

Todas essas correções e muitas outras melhorias voltadas para configurações de vários monitores estão disponíveis para teste por meio desta lista de discussão. Assumindo que nenhum problema apareça, essas mudanças provavelmente estarão disponíveis no Linux Kernel 5.11, no início de 2021.


FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários