Com o Steam Play, já é possível rodar Red Dead Redemption 2 no Linux e mais



Em parceria com a CodeWeavers, a Valve lançou recentemente uma nova versão do Proton, a 5.13-1, para o Steam Play, recurso que permite rodar no Linux jogos da sua biblioteca do Steam que antes eram exclusivos apenas do Windows, como é o caso dos títulos Red Dead Redemption 2, Death Stranding e Horizon Zero Dawn, com esses dois últimos possuindo suporte apenas ao DirectX 12. Outros jogos que agora podem ser executados com o Proton 5.13-1, que também farão parte da lista de "oficialmente suportados", estão: Metal Gear Solid 5: Ground Zeroes, Final Fantasy XV, Sea of Thieves, Star Wars: Battlefront II, Call of Duty: WWII, Call of Duty: Infinite Warfare, Call of Duty: Modern Warfare, Asssassin's Creed: Rogue, Assassin's Creed IV Black Flag, South Park: The Fractured But Whole, DiRT Rally 2, Age of Empires II: Definitive Edition, Age of Empires III, Dragon Quest Builders 2, Ashes of the Singularity: Escalation, Tron 2.0, AO Tennis 2, Fight'N Rage e Woolfe - The Red Hood Diaries.

Além disso, também há melhoria na integração com o cliente Steam, que ajuda o corrigir problemas envolvendo títulos como os Call of Duty, bem como Spelunky 2, Torchlight III, Path of Exile e RPG Maker MZ, e suporte inicial para todos os tipos de reprodução de vídeo.

Isso deve ajudar a rodar jogos antigos que fazem uso de bibliotecas de vídeo mais antigas. Além disso, os desenvolvedores também garantem que estão trabalhando no suporte para bibliotecas de vídeo mais modernas, usadas por jogos como, por exemplo, Bonderlands 3.

Há também suporte aprimorado para sistemas com vários monitores, melhorias na reprodução de áudio em Halo 3, Beyond: Two Souls e Tomb Raider 2, melhorias para o multiplayer de rFactor 2 e Call of Duty: Advanced Warfare, corrigida a renderização de texto em SD Gundam G Generation Cross Rays e o Wine, no qual o Proton é baseado, foi atualizado para a versão 5.13.

Por último, mas não menos importante, a biblioteca DXVK, que permite rodar o Direct3D 9/10/11 sobre a Vulkan, foi atualizado para a versão 1.7.2, o FAudio, uma reimplementação do XAudio, agora se encontra na versão 20.10, e há compatibilidade com a próxima geração do Steam Linux Runtime.

Nem tudo são flores. Infelizmente, o novo Proton 5.13-1 possui um problema conhecido envolvendo controles em que o hotplug atualmente não funciona em alguns títulos. Você pode conferir as notas de lançamento oficiais clicando aqui.
Tags :
Comentários