Lançado o GNOME 3.38.1 com várias correções e melhorias



Foi lançado nesta quinta-feira (8) o GNOME 3.38.1, que chega como a primeira atualização de manutennção para a nova série do ambiente gráfico, a 3.38.x, que fez sua estréia no dia 16 de setembro. Isso basicamente segnifica que o lançamento traz o acúmulo de correções desde o lançamento estável no mês passado, com os desenvolvedores recomendando que todas as distribuições que contam com o GNOME 3.38 atualizem assim que possível.

Os destaques incluem correções para problemas envolvendo a recém introduzida reordenação de arrastar e soltar da grade de aplicativos do GNOME Shell, os clipes de screencast feitos com o recurso de gravação de tela do GNOME Shell agora aparecem na lista de itens recentes e a função “olhar a senha” quando digitada foi refinada.



Além disso, o gerenciador de janelas Mutter recebeu uma série de ajustes, incluindo uma correção para falhas visuais no plano de fundo da área de trabalho quando o dimensionamento fracionário está ativado. Já o gerenciador de arquivos Nautilus agora atualiza os arquivos com estrela quando eles são movidos ou renomeados e agora esvaziar a lixeira deve ser um processo mais rápido.

Quem também recebeu melhorias foi o navegador Epiphany (também conhecido como GNOME Web), onde agora há um ícone de espaço reservado para páginas fixadas sem favicon e os URIs para o analisador de histórico integrado do browser foram corrigidos.

Uma lista completa de todas as mudanças presentes no GNOME 3.38.1 podem ser conferidas clicando aqui. Os usuários do Ubuntu 20.10 poderão atualizar para o GNOME 3.38.1 em algum momento nas próximas semanas.

O GNOME 3.38 é a versão estável final da série de lançamento GNOME 3. Em breve, os desenvolvedores começarão a trabalhar no próximo lançamento, o GNOME 40, que deve ser lançado em março do próximo ano.

FONTE: OMG! Ubuntu!
Tags :
Comentários