Navegador Microsoft Edge já pode ser instalado no Linux



A Microsoft anunciou na última terça-feira (20) a versão "preview" de seu navegador Edge para Linux, que já pode ser baixada através do canal "Dev" com pacotes nas versões RPM e DEB, permitindo que os usuários Linus possam experimentar o browser, além de facilitar o envio de feedback para aprimorar ainda mais a versão final do software para o sistema do pinguim. "Com este lançamento, o Microsoft Edge agora está disponível para todas as principais plataformas de desktop e mobile. Estamos particularmente entusiasmados em oferecer aos desenvolvedores da web a mesma plataforma consistente e poderosa da web e ferramentas de desenvolvedor do macOS ou do Windows, para que você possa construir e testar em seu ambiente preferido e estar confiante na experiência que seus clientes terão em outros dispositivos. Para pesquisadores de segurança, agora também estamos aceitando inscrições para o Microsoft Edge Bounty Program no Linux", disse a empresa em seu anúncio.

Por ser baseado no Chromium, muitos ainda acreditam que o Edge é apenas um clone do Chrome. A verdade é que a Microsoft implementou no seu navegador melhorias e novos recursos que o torna um bom concorrente para o browser da gigante das buscas. Embora muitas dessas mudanças possam parecer algo redundante para usuários avançados, em outros sistemas, torna o software muito mais completo quado comparado com as opções atualmente disponíveis.



Com a versão do navegador para Linux, é possível criar várias coleções, renomeá-las, adicionar notas a elas e exportar todos os dados para outros serviços (ou copiar os links para a área de transferência do sistema), embora a sincronização de contas da Microsoft ainda não está disponível.

Contudo, muitos dos outros recursos do Edge estão presentes, como é o caso do modo de leitora imersiva, integração com o Bing, modo escuro opcional, ferramenta de captura de tela e uma variedade de layouts para a página Nova Guia. Além disso, é possível instalar extensões do Chrome no Edge facilmente com a Chrome Web Store, que quando acessada pela primeira vez com o browser da Microsoft perguntará se você deseja ativar o suporte para a instalação de extensões.

Baixe o Microsoft Edge para Linux

Para uma versão ainda em desenvolvimento, o Edge para Linux parece bastante robusto. O navegador é rápido de abrir e responsivo em uso. Quer experimentar você mesmo? É possível fazer download do navegador através deste link.

Ainda não está claro quando o Edge ganhará uma build estável para Linux. Então, se você decidir usar o navegador, lembre-se que é um software de desenvolvimento e que, nesse caso, problemas são mais que esperados.


FONTE: OMG! Ubuntu!
Comentários