Devs do KDE Plasma estão trabalhando em um novo e moderno monitor do sistema

Os desenvolvedores do KDE Plasma, popular ambiente gráfico entre os usuários Linux, estão trabalhando em um novo e moderno monitor do sistema, que está sendo construído usando a estrutura de interface moderna e responsiva Kirigami. De acordo com Arjen Hiemstra, que encabeça a iniciativa, a ideia inicial era apenas criar um "novo conjunto de widgets para monitorar o uso de recursos do sistema". Novos widgets para o monitoramento do sistema até chegaram com o KDE Plasma 5.19, porém, Arjen notou que o aplicativo de monitor do sistema do ambiente gráfico também precisava de uma atualização, o que fez o desenvolvedor mudar o rumo da sua inciativa, começando os trabalhos no "Plasma System Monitor". O novo aplicativo faz exatamente o que qualquer usuário esperaria que fizesse, pois oferece uma visão geral concisa e precisa das atividades atuais do sistema e do uso de recursos. Uma página de “visão geral” preenchida com gráficos, barras e informações que interessam à maioria dos usuários é exibida quando o aplicativo é iniciado pela primeira vez.
Estão disponíveis seções separadas que mapeiam o uso de recursos por aplicativo, dar uma visão geral de alto nível de todos os processos e oferece estatísticas contextuais para um determinado período de tempo. Mas o Plasma System Monitor também fica um pouco mais inteligente. Os usuários podem construir seu próprio painel personalizado que mostra as estatísticas, sensores e dados que desejam ver e controlar a forma como os dados são apresentados.
O trabalho continuará no refinamento e polimento do aplicativo nos próximos meses. A esperança é lançá-lo como parte do KDE Plasma 5.21, que está programado para chegar no início do próximo ano. Os fãs do atual KSysGuard não precisam entrar em pânico, pois o aplicativo não irá, por enquanto, substituí-lo. FONTE: OMG! Ubuntu!
Tags :
Comentários