Lançada a Vulkan 1.2.162 com aprimoramentos no suporte para Ray Tracing

No início deste ano, a Vulkan recebeu suporte "em forma provisória" para a tecnologia Ray Tracing, enquanto com a atualização da especificação Vulkan 1.2.162, lançada nesta segunda-feira (23), essa funcionalidade foi finalmente promovida a estável e pronta para amplo suporte da indústria. Em outras palavras, o suporte para Ray Tracing com a API gráfica Vulkan agora é considerado final e fora do status provisório. Isso inclui as versões finalizadas das seguintes nova extensões: VK_KHR_acceleration_structure, VK_KHR_ray_tracing_pipeline, VK_KHR_ray_query, VK_KHR_pipeline_library e VK_KHR_deferred_host_operations. Entre as empresas envolvidas no suporte, estão AMD, ARM, EA (Electronic Arts), Epic Games, Facebook, Imagination Technologies, Intel, NVIDIA, Qualcomm, Samsung, Unity, Valve e outras empresas.
Inicialmente, foi a NVIDIA que introduziu sua própria extensão VK_NV_ray_tracing, enquanto agora existe o suporte para Ray Tracing com diversas empresas concordando com a especificação finalizada do Khronos Group. Vale lembrar também que isso ocorre após o recente lançamento da série Radeon RX 6000, que oferece suporte para Ray Tracing acelerado por hardware, bem como com a Intel recentemente iniciando os trabalhos no seu driver open source para Linux em torno da tecnologia, preparando o caminho para o hardware Xe-HPG que também oferecerá suporte a esse recurso. Não vimos muito na forma de trabalho de código aberto da AMD ainda em torno do suporte para a tecnologia no Linux, além de algum trabalho no back-end AMDGPU do compilador LLVM, mas espera-se que isso mude em breve com a chegada da Vulkan 1.2.162.
Para os desenvolvedores de jogos que atualmente usam o suporte para Ray Tracing do DirectX 12, o Vulkan Ray Tracing foi projetado para ser um ponto de partida para o suporte. Esperançosamente, esta também é uma boa notícia para os projetos VKD3D/VKD3D-Proton por poderem suportar jogos DirectX 12 DXR sobre a Vulkan no futuro. É um ótimo presente de Natal antecipado ver a Vulkan 1.2.162 chegando hoje com a especificação finalizada do Vulkan Ray Tracing. FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários