Valve anuncia nova extensão Vulkan para ajudar os jogos do Windows rodando no Linux

A Valve continua trabalhando duro para aprimorar cada vez mais a plataforma Linux para rodar melhor os jogos do Windows, especialmente através do Steam Play (Proton). Mais recentemente, os desenvolvedores da empresa responsáveis pelas bibliotecas "DXVK" e "VKD3D-Proton", que permitem rodar o Direct3D sobre a Vulkan, estão trabalhando em uma nova extensão Vulkan para melhorar a execução de títulos desenvolvidos com o DirectX. Trata-se da extensão VK_VALVE_mutable_descriptor_type, que visa reduzir a pegada de memória do descritor e com seus novos mecanismos visa tornar a "emulação mais eficiente do modelo de ligação presente em outras APIs de gráficos para fins de camadas ou portabilidade." Esta é a terceira extensão Vulkan criada pela empresa com o intuito de aprimorar a execução de jogos Direct3D sobre a Vulkan no Linux, mas a primeira que deve chegar à Vulkan. As duas outras extensões, a VK_VALVE_generic_descriptors e VK_VALVE_partial_presentation, serviram apenas como prova de conceito não chegaram a ser implementadas, já que outras extensões surgiram nos últimos anos para ajudar o Direct3D e outras APIs gráficas a trabalhar melhor com Vulkan. Os interessados nas complexidades técnicas propostas da VK_VALVE_mutable_descriptor_type em sua forma atual podem ver a adição de especificações no GitHub. FONTE: Phoronix
Tags :
Comentários