Google e Dropbox, a fim de simplificar ferramentas de segurança, criam o Simply Secure

Foi anunciado nesta quinta-feira, 18, a criação da Simply Secure, fruto da uniam entre Google e Dropbox, que nada mais é que uma nova organização que tem como objetivo simplificar e popularizar as ferramentas de segurança na web, como a autenticação em dois passos, por exemplo. Por ser um projeto muito recente, ainda não há nenhum produto anunciado. Os trabalhos estão apenas começando, e o grupo ainda está em fase de contratação.

Segundo um comunicado enviado para a imprensa, a organização reconhece que as ferramentas de segurança para consumidores que atualmente existem são eficientes tecnicamente. “No entanto, elas tem pouca adesão por serem inconvenientes ou muito confusas para a pessoa comum operar”, diz o texto.

Ao lado de Google e Dropbox também estão outras entidades, como o Open Technology Fund, a University College London e o W3C (Consórcio World Wide Web). A expectativa é que se envolvam no projeto grandes especialistas em segurança, pesquisadores em interação do usuário e design para resolver o problema.

Os prováveis frutos da iniciativa serão bem-vindos. Apesar de ferramentas como a autenticação em duas etapas serem eficientes, o usuário comum desconhece o recurso, mantendo-se vulnerável. Se as ferramentas de segurança fossem mais amigáveis, talvez casos como o vazamento de fotos de celebridades não seriam tão comuns.

FONTE: Olhar Digital

COMENTÁRIOS