Instalando driver de vídeo da AMD no Ubuntu

Apesar do Ubuntu já trazer embarcado drivers de código aberto que dão suporte para diversas placas de vídeo, muitas vezes é necessário instalar o driver proprietário do hardware, principalmente quando o assunto é jogos e o usuário precisa de um bom desempenho de sua placa de vídeo.

No caso das placas de vídeo AMD não é diferente. O software da AMD traz uma central de controle repleta de funções para os usuários desfrutarem do potencial das placas gráficas.

Veja abaixo o passo a passo de como instalar o driver proprietário da AMD no seu Ubuntu:

1. A primeira coisa a se fazer é ir até o site da AMD e baixar o driver gráfico. Apos o download estiver concluído, será necessário extrair o arquivo .zip.



2. No Terminal, entre com o seguinte comando: sudo su e informe a senha root. OBS: quando você digitar a senha root, ela não aparece.



3. Agora entre na pasta que você extraiu, arraste e soute o arquivo amd-driver-installer-(versão do driver)-x86.x86_64.run no seu Terminal, depois é só pressionar a tecla Enter para que o instalador do driver possa ser iniciado.



4. Quando a janela do instalador aparecer, selecione a primeira opção: Install Driver... e clique em Continue. Você verá uma nova janela pedindo para que você aceite a licença, basta clicar em: I Agree.





5. Em seguida, selecione Automatic e clique em Continue. Agora é só esperar o driver da AMD ser instalado.





6. Quando tudo estiver pronto, basta clicar em Exit e reiniciar o sistema.



Para desinstalar o driver, no Terminal siga os seguintes passos:

Execute o comando: sudo su e informe a senha root. Em seguida, execute: sh /usr/share/ati/amd-uninstall.sh

COMENTÁRIOS