Vivaldi: navegador criado por ex-CEO do Opera para Windows, Mac e Linux


Jon von Tetzchner, ex-CEO e cofundador do Opera, acaba de lançar um navegador chamado Vivaldi, que está disponível para Windows, Mac e Linux. Segundo o site The Next Web, mesmo ainda estando no começo, o browser oferece uma série de recursos que os usuários assíduos do Opera provavelmente se lembrarão: gestos do mouse para navegar e a conhecida interface de ‘discagem rápida’ que mostra suas abas favoritas na página de nova aba.

Também é possível acoplar várias abas em uma só, para facilitar a navegação em sites parecidos. Outro recurso permite que o usuário escreva notas diretamente no navegador junto a capturas de tela, o que torna fácil de lembrar exatamente por que você achou que determinada página era importante.

Navegador Vivaldi no Regata OS

Um dos cofundadores do Vivaldi e ex-funcionário do Opera, Tomita Tatsuki, disse ao TNW que a equipe sentiu que há uma necessidade de um navegador mais poderoso para as pessoas que querem mais de seus browsers. “A maioria dos navegadores que estão hoje no mercado oferecem algo semelhante, não diferenciado, e são relativamente simples", afirmou.

“O Opera costumava oferecer muitas características únicas poderosas, mas como eu disse acima, ele também oferece agora um produto mais simples [...] sabemos que ainda existem muitos milhões de pessoas lá fora que estão usando uma versão antiga do Opera”.

No momento, o navegador é apenas uma technical preview, mas, nos próximos meses, há planos de adicionar sincronização, suporte para e-mail, melhor desempenho e extensões. Ao site, Tatsuki também disse que o Vivaldi será, em sua maior parte, moldado pela comunidade – ou seja, o conjunto de recursos será guiado pela demanda dos usuários.

FONTE: INFO
IMAGEM: INFO

COMENTÁRIOS