Regata OS, a distribuição Linux baseada no openSUSE que você precisa conhecer


Apesar de não ser uma distribuição Linux famosa como o Linux Mint, Deepin, elementary OS, Netrunner, entre outras, o Regata OS chama bastante atenção pela sua simplicidade e praticidade. Atualmente o Regata OS é baseado no openSUSE 13.1.

Área de trabalho do Regata OS
Área de trabalho do Regata OS

Trazendo como ambiente gráfico o KDE 4.11.5, o Regata OS proporciona um Desktop simples e, ao mesmo tempo, bonito de se ver. Ao utilizar a distro, é possível perceber rapidamente que os menus, atalhos e as preferências do KDE trabalham de um jeito mais parecido com o Windows, facilitando a vida de quem está migrando do SO da Microsoft para o Regata OS, fazendo com que a distro seja uma boa alternativa aos novos usuários que estão chegando no mundo Linux.

Área de notificações do Regata OS - gerenciador de rede
Área de notificações do Regata OS - gerenciador de rede

Diferenças entre o Regata OS e o openSUSE
Afinal, qual é a diferença do Regata OS para o openSUSE? Essa é a principal pergunta feita pelas pessoas, principalmente usuários do Ubuntu/based, quando ouvem falar que a distro é baseada no openSUSE. Para responder a essa pergunta, separamos dois tópicos favoráveis ao Regata OS:

  • Maior simplicidade, principalmente para o usuário iniciante no Linux, ou no universo openSUSE - Como já foi citado anteriormente, o Regata OS traz uma simplicidade incrível, apesar de não ser uma distro baseada no Ubuntu, considerada por vários quesitos, a mais fácil de se usar.

  • Já vem pronto para usar - O Regata OS já traz programas e bibliotecas que proporcionam um sistema limpo e que pode ser utilizado logo após a instalação. Além de trazer um ambiente gráfico totalmente em português brasileiro (abreviado como pt-BR).

Programas não é problema
Tanto para o openSUSE, e claro, quanto para o Regata OS, encontrar programas não é nem um problema. Até mesmo programas que são para o Fedora podem ser instalados, pois neste caso são utilizados pacotes .rpm, diferente do Ubuntu que utiliza pacotes .deb, mas o principio de instalação é o mesmo, bastando apenas um duplo clique para iniciar o instalador.

Área de trabalho do Regata OS
Área de trabalho do Regata OS

Criada por um pequeno grupo de brasileiros
Ao contrário das distribuições Linux citadas logo no início deste post, que serviram como exemplo, o Regata OS não possui uma grande comunidade. O Regata OS foi criado por um pequeno grupo de brasileiros que encontraram no openSUSE uma boa alternativa aos usuários iniciantes do mundo do pinguim, desde que fosse mais simples e fácil.

Caso você queira experimentar o Regata OS, não é necessário fazer nem uma instalação, basta fazer download do arquivo ISO do sistema no site do projeto e gravar em um disco de DVD, pendrive ou cartão de memória.

COMENTÁRIOS