Aprenda a instalar o ambiente gráfico MATE 1.10 no Ubuntu 15.04 (Vivid Vervet)


Como já publicamos anteriormente, já está disponibilizado oficialmente a versão final do ambiente gráfico MATE 1.10, trazendo várias novidades e melhorias para os seus usuários. Esta nova versão do MATE levou mais de um ano para ser concluída.

Para quem ainda não conhece o MATE, saiba que este ambiente gráfico surgiu por volta de 2011, quando as principais distribuições Linux estavam adotando o GNOME 3, desde então, tornando-se o mais famoso fork do GNOME 2. Hoje está disponível por padrão no Debian, Ubuntu, Fedora, Arch Linux, Linux Mint e BSD.


Instalar o ambiente gráfico MATE 1.10 no Ubuntu 15.04 (Vivid Vervet)

Para instalar o ambiente gráfico MATE 1.10 e, futuramente, receber atualizações do MATE no Ubuntu 15.04, siga o passa a passo abaixo:

1. Abra o seu Terminal (no Unity use as teclas CTRL + ALT + T) e adicione o repositório do MATE e atualize o gerenciador de pacotes com os seguintes comandos:

  • sudo apt-add-repository ppa:ubuntu-mate-dev/ppa -y
  • sudo apt-get update

2. Para fazer a instalação mínima do ambiente gráfico MATE, utilize o seguinte comando:

  • sudo apt-get install mate-desktop-environment-core

3. Caso você fazer a instalação completa do ambiente gráfico MATE, utilize o seguinte comando:

  • sudo apt-get install mate-desktop-environment

4. Também é possível fazer a instalação completa do ambiente gráfico MATE com mais alguns extras, para isso, utilize o comando abaixo:

  • sudo apt-get install mate-desktop-environment-extras

Depois que a instalação estiver concluída, encerre sua sessão. Na tela de login do Ubuntu, clique no ícone que fica no canto superior direito. Você será apresentado a uma tela com todas as opções de ambientes de desktop atualmente instalados. A mais recente adição a esta lista será o MATE. Clique nesta opção, e selecione “OK” para que seja solicitado suas credenciais de login.

Desinstalando o ambiente gráfico MATE

Para desinstalar o ambiente gráfico MATE do seu Ubuntu 15.04, abra o seu Terminal e execute os seguintes comandos sitados abaixo:

  • sudo apt-get remove mate-desktop-environment
  • sudo apt-add-repository -r ppa:ubuntu-mate-dev/ppa
  • sudo apt-get autoremove
  • sudo apt-get update



FONTE: Blog do Edivaldo
IMAGEM: LinuxGeek

COMENTÁRIOS