Plasma Mobile: o KDE no seu smartphone e com suporte para apps do Android


Os desenvolvedores do KDE anunciaram neste sábado (25) que estão trabalhando em uma nova interface gráfica para dispositivos móveis. Trata-se do Plasma Mobile que, pelo menos por enquanto, só pode ser instalado no Ubuntu/Kunbuntu e traz o Wayland, considerado o servidor gráfico de próxima geração substituto do Xorg.



Segundo a equipe de desenvolvimento, o Plasma Mobile será capaz de proporcionar aos usuários privacidade, facilidade de uso, interface totalmente personalizável e segurança. Além disso, apesar dos aplicativos nativos serem escritos em QT5, o Plasma Mobile também será capaz de rodar aplicativos do Ubuntu Touch, Android e GTK, além de suportar os tradicionais Plasma Widgets, que podem ser encontrados na versão da interface KDE em desktops, entretanto, provavelmente adaptados para a nova interface.

O Plasma Mobile também é gratuito, livre e open source. Atualmente, ele está disponível como uma versão preview para desenvolvedores e possui suporte apenas para o smartphone LG Nexus 5, além de oferecer chamadas telefônicas, um espaço de trabalho para gerenciar o sistema e alternador de tarefas para gerenciar e navegar entre os aplicativos.

Para conferir o anúncio oficial e conhecer ainda mais o Plasma Mobile, acesse este link.


FONTE: KDE.news

COMENTÁRIOS