Conheça 5 razões pelas quais o Ubuntu é considerada a distribuição Linux mais utilizada



O Ubuntu é considerada atualmente a distribuição Linux mais utilizada em desktops e servidores mundo a fora. A Canonical, empresa responsável pelo SO, também está envolvida em outros projetos que envolve o seu sistema, como o Ubuntu Touch e Ubuntu para internet das coisas, sem falar do Mir e Snappy. Conheça agora 5 razões pelas quais o Ubuntu é considerada a distribuição Linux mais utilizada:

1. Ubuntu está em todo o lugar

Assim como a Microsoft vem fazendo com o seu SO, isto é, fazendo com que os fabricantes passem a oferecer seus computadores com o Windows já instalado, com a Canonical não é diferente: o Ubuntu já vem embarcado em dispositivos de grandes fabricantes como a Dell e Lenovo, por exemplo.

Além disso, empresas menores, como System76 estão disponibilizando computadores exclusivamente com Ubuntu. É uma das principais razões pelas quais você pode ver o Ubuntu em todos os lugares.

2. Ubuntu possui suporte a longo prazo

O Ubuntu possui versões com suporte de 5 anos. Com isso, é preciso mais do que simplesmente atualizar os pacotes de vez em quando. Muitas das aplicações no Ubuntu são desenvolvidos pela própria Canonical e mesmo os de outros projetos, como Nautilus, por exemplo, são fortemente modificados. Agora imagine que eles têm que continuar com isso por cinco anos.

3. Ubuntu é estável

Para a maioria dos usuários o Ubuntu simplesmente funciona. Isso acontece porque os desenvolvedores estão sempre trabalhando para disponibilizar atualizações com correções e melhorias, seja para consertar um bug aqui ou ali, ou até mesmo, falhas de segurança.

Ainda há usuários que enfrentam algum tipo de bug no Ubuntu. No entanto, o sistema da Canonical conta com uma grande comunidade onde é possível encontrar ajuda e soluções para diversos problemas presentes no sistema.

4. Ubuntu é fácil de usar

O Unity, ambiente gráfico padrão do Ubuntu, pode não ser a escolha mais popular entre os usuários Linux, no entanto, é fácil de usar, mesmo para quem vem do Windows. Os usuários não precisam fazer nada extra durante a inicialização do Ubuntu com Unity, pela primeira vez, e ele simplesmente funciona.

Sem falar que o Unity também é personalizável, graças a ferramentas que, infelizmente, não vem no sistema por padrão.

5. Ubuntu é pontual

Por ultimo, o Ubuntu é considerada a distribuição Linux mais utilizada por ser pontual em seus lançamentos, ou seja, os usuários podem obter uma nova versão do Ubuntu a cada seis meses e uma nova versão LTS (long term support - suporte a longo prazo) a cada dois anos. Tudo isso sem atrasos.

Você é usuário do Ubuntu? Teve uma boa ou má experiencia com o sistema da Canonical? Deixe sua opinião nos comentários.


FONTE: Softpedia

COMENTÁRIOS