CodeWeavers em breve lançará CrossOver e Wine para Android


Já faz um bom tempo que os desenvolvedores do Wine já vinham trabalhando em uma versão do software com suporte ao Android. Agora, aparentemente no final deste ano, a CodeWeavers vai lançar uma versão do CrossOver e do Wine para o SO móvel da Google.

A novidade foi anunciada durante a conferência WineConf 2015. O aplicativo CrossOver para Android inicialmente será uma versão preview gratuita. Antes que você fique muito animado com a ideia de executar aplicativos do Windows em seu smartphone ou tablet Android de arquitetura ARM, é importante salientar que o app será limitado ao Android x86. Essa decisão foi tomada devido à falta de binários ARM do Windows e não haverá a utilização do QEMU ou outros processos para a execução de código x86 em ARMv7/ARMv8, somente a seleção limitada de hardware Intel Android irá suportar esta versão do CrossOver.

Além da limitação de arquitetura que o aplicativo terá, a experiência pode não ser excelente, considerando que a maioria dos dispositivos Android não têm um teclado físico ou mouse. No entanto, isso pode variar de acordo com o software do Windows que você deseja executar e quão amigável ele será com telas touch screen. Tendo em conta estes fatores, a CodeWeavers ainda está tentando descobrir como monetizar o CrossOver para Android.

Na WineConf 2015, Jeremy White, da CodeWeavers, disse que o porte está quase pronto e deve ser lançado nos próximos meses. Uma vez liberado, a CodeWeavers vai postar os patches do Wine com suporte ao Android.

Suporte ao Direct3D/DirectX 11 em progresso

Jeremy White também comentou que eles ainda têm pessoas trabalhando no suporte Direct3D/DirectX 11 no Wine. Enquanto nós vimos as recentes versões de desenvolvimento do Wine 1.7.x implementar várias funções D3D11, é provável que ainda leve alguns meses até que o suporte ao Direct3D 11 esteja esteja pronto e possa executando os jogos modernos do Windows com Wine. Desde o início deste ano que a CodeWeavers vem trabalhando no suporte do Direct3D 11 no Wine.

Abaixo você confere um vídeo de 15 minutos onde é possível ver a palestra realizada por Jeremy White na WineConf 2015 (em inglês):




FONTE: PhoronixCodeWeavers/YouTube

COMENTÁRIOS