Devs do LibreOffice querem refazer o layout da barra de ferramentas da suite de escritório


Os desenvolvedores do LibreOffice já começaram a trabalhar em um novo layout para a barra de ferramentas da suite de escritório gratuita. Ao menos por agora a novidade é opcional e deve fornecer aos usuários uma experiência melhor em alguns desktops.

No LibreOffice Wiki os desenvolvedores explicam melhor o que é esse novo layout da barra de ferramentas, que está sendo chamado de NotebookBar: "O objetivo é fornecer uma alternativa (opcional) de interface que unifica todas as diferentes barras de ferramentas e as agrupa em abas. Ele [o NotebookBar] permitirá um layout mais flexível do que as barras de ferramentas, [...] O menu clássico, provavelmente, deve ser habilitado por padrão em ambientes como Unity e Mac OS (menu global). Em outros ambientes pode haver um botão para ativar o menu clássico. O primeiro aplicativo onde o NotebookBar será introduzido é o Writer."


A imagem, que você confere logo acima, foi incluída no LibreOffice Wiki para que as pessoas possam ver o estado atual da nova barra de ferramentas. Para quem manja do assunto, dentro do código mais recente do LibreOffice Git, o novo layout da barra de ferramentas é ativado definindo a variável de ambiente LO_USE_NOTEBOOKBAR=1.

Ainda não há informações de quando a novidade estará pronta para o uso no dia a dia ou quando o NotebookBar estará disponível em todas as aplicações da suite de escritório LibreOffice.


FONTE: Phoronix | LibreOffice
IMAGEM: LibreOffice

COMENTÁRIOS