Dispositivos com Ubuntu Touch serão capazes de executar programas criados para desktop


Em seu perfil oficial no Google+, Michael Hall, da Canonical, publicou uma imagem, que você confere logo abaixo, onde é possível ver a tela de um smartphone com o Ubuntu Touch executando alguns programas típicos para usuários de desktop.


Na foto compartilhada por Hall na rede social, é possível ver o Firefox, famoso navegador da Mozilla, e o Gimp, um dos melhores editores de imagens da atualidade. O dois programas estão sendo executados em suas interfaces gráficas traducionais de desktop no Ubuntu Touch. Em sua postagem, Hall também escreveu o seguinte: "Eu só vou deixar este teaser aqui :) Mais sobre isso virá em breve."

Tudo faz parte da convergência do Ubuntu

De acordo com o pessoal do site Softpedia, eles entraram em contato com Michael Hall e ele confirmou que a sua publicação na rede social está relacionada com a convergência do Ubuntu, obviamente, e que os usuários serão capazes de rodar qualquer aplicativo de desktop na tela pequena de smartphones com Ubuntu Touch.

Ainda, de acordo com o site, os aplicativos estão sendo executados através do XMir, o que possibilita acessar aplicativos do X11 na tela de 4,5 polegadas de um smartphone Nexus 4, dispositivo no qual a imagem foi tirada. No entanto, o código está em seus estágios iniciais e ainda conta com alguns bugs.

O objetivo final dos desenvolvedores do Ubuntu Touch é fazer com que o SO móvel possa executar qualquer programa que estiver nos repositórios da versão do Ubuntu para desktop. Em breve, serão reveladas mais informações sobre o assunto e, como de costume, estaremos publicando no LinuxBuzz.


FONTE: SoftpediaMichael Hall/Google+
IMAGEM: Michael Hall/Google+

COMENTÁRIOS