Lançado o LibreOffice 5.0.3 RC1 com melhorias para GTK+ e DOCX


Parece que os desenvolvedores não querem perder tempo e continuam a melhorar significativamente a série 5.0.x da famosa suíte de escritório gratuita. Uma prova disso é que a The Document Foundation revelou recentemente que a primeira versão RC (Release Candidate) do LibreOffice 5.0.3 já está disponível para download e teste.

Mesmo que o LibreOffice 5.0 tenha sido considerado o melhor lançamento, comparado com as séries anteriores do software, isso não significa que a versão 5.0 é perfeita. De qualquer forma, as duas versões de manutenção lançadas anteriormente têm melhorado ainda mais a suíte de escritório.

É importante lembrar que, por se tratar de uma versão de manutenção, apenas correções são adicionadas. Isso significa que os usuários não vão encontrar novos recursos. Desta vez, parece que é uma mistura de melhorias para vários componentes e para a interface do usuário.

De acordo com o changelog, uma série de problemas relacionados com o formato DOCX foram reparados, a formatação não é destruída quando o documento é salvado como .pptx, atalhos agora são exibidos corretamente na barra de ferramentas, a aplicação não trava mais ao salvar arquivos grandes e alguns problemas com 'AutoCalculate' foram corrigidos.

Além disso, foram implementadas algumas correções para o GTK+ 3.x, os ícones Breeze (padrão no KDE Plasma 5) não aparecem mais no tema de ícones Sifr, alternando entre estilo e separadores de formatação não altera o status do documento para modificado e muitos outros problemas foram corrigidos.

Para conferir todas as melhorias implementadas no LibreOffice 5.0.3 RC1, confira o changelog oficial através deste link.


FONTE: SoftpediaThe Document Foundation

COMENTÁRIOS