SteamOS é mais rápido que o Ubuntu 15.10? Testes de benchmarks respondem a esta questão


Muitas pessoas estão pensando em utilizar o SteamOS em dual boot no computador, por exemplo, para utiliza-lo como sistema principal para jogos. Com isso, fica a dúvida no ar: será que o SO da Valve é realmente mais rápido, se comparado ao Ubuntu 15.10?

Pensando nisso, o pessoal do Phoronix, site bastante conhecido pelos seus testes de benchmarks envolvendo a plataforma Linux, decidiram comparar o desempenho do SteamOS 2.0 (SteamOS brewmaster update 2.40) com o Ubuntu 15.10. Assim fica mais fácil decidir qual dos dois sistemas utilizar na jogatina, se esse for o caso.

Diferente dos testes de benchmarks anteriores, desta vez, apenas GPUs da NVIDIA foram utilizadas, entre elas, estão: GeForce GTX 680, GeForce GTX 780 Ti, GeForce GTX 950 e GeForce GTX 980 Ti. Já as demais configurações do sistema para realizar os testes são: Intel Core i7-5960X @ 3.50GHz (16 Cores), 16GB DDR4 RAM e 240GB OCZ SSD. Todos os jogos foram executados em 1080p.


SteamOS 2.0 vs Ubuntu 15.10

Nos testes, foram utilizados os jogos: BioShock Infinite, DiRT Showdown, Metro 2033 Redux, Metro Last Light Redux e Team Fortress 2. Abaixo você confere todos os testes de benchmarks realizados pelo site Phoronix. Lembrando que o SteamOS 2.0 está destacado na cor rosa, já o Ubuntu 15.10, na cor azul:






Conclusão

Como podemos ver nos resultados dos testes de benchmarks a partir das quatro placas de vídeo da NVIDIA, o SteamOS 2.0 Brewmaster (update 2.40) não parece ter muito impacto de desempenho em comparação com o Ubuntu 15.10 Wily Werewolf - pelo menos quando se utiliza a versão mais recente do driver proprietário da NVIDIA.

Para conferir mais informações sobre os testes de benchmarks realizados pelo site Phoronix envolvendo o SteamOS e Ubuntu, acesse este link.


FONTE: Phoronix 
IMAGENS: Phoronix 

COMENTÁRIOS