Lançado oficialmente o openSUSE 42.1 Leap com a promessa de ser ainda mais estável


Assim como esperado, foi anunciado nesta quarta-feira (04) pelo openSUSE Project o lançamento oficial da versão estável do openSUSE 42.1 Leap. Esta nova versão tem sido aclamada como o melhor lançamento até agora e os usuários estão sendo aconselhados a atualizarem o mais rápido possível.

Entre algumas das novidades do openSUSE 42.1 Leap está a atualização do Linux Kernel para a versão 4.1 LTS, inclusão do LibreOffice 5.0, KDE Plasma 5.x, GNOME 3.16, GCC 5.2 e o uso do sistema de arquivos Btrfs como padrão, isso com o sistema de arquivos de dados XFS para o desempenho. Além disso, como de costume, diversos programas foram atualizados neta nova versão do SO.

O openSUSE está definitivamente em constante mudança e parece que os desenvolvedores querem ter acesso as últimas versões das tecnologias disponíveis atualmente. É por isso que o Tumbleweed é tão importante e as pessoas devem estar realmente animadas sobre as melhorias que estão vindo para a distribuição. O openSUSE é um dos pesos pesados ​​da indústria e não é tão surpreendente assim o fato de que ele também precisava evoluir.

O pessoal por traz do openSUSE Project estão bastante animados pelo lançamento. Além disso, os desenvolvedores sempre falavam desde o início que seria um lançamento incrível. E isso é algo que pode ser percebido pelos usuários de longa data da distribuição Linux. A nova versão não é chamada de Leap por acaso; ela é realmente um grande salto para os devs e isso está refletido no openSUSE 42.1.

openSUSE 42.1 está sendo chamado de híbrido

O openSUSE é apropriadamente chamado de híbrido, mas isso não tem nada a ver com a característica híbrida que você pode encontrar em algumas distribuições Live CD. Os desenvolvedores estão falando sobre o fato de que mais pacotes estão sendo puxados do SUSE Linux Enterprise (SLE), o que tornará este sistema operacional muito mais estável, pelo menos em teoria.

A versão 42.1 é a primeira versão do openSUSE Leap que utiliza fontes do SUSE Linux Enterprise (SLE) fornecendo um nível de estabilidade que irá provar ser incomparável com outras distribuições Linux. Vinculando o desenvolvimento da comunidade e a confiabilidade empresarial fornecendo mais harmonia para o projeto e as atualizações de manutenção do seu colaborador. O openSUSE Leap vai beneficiar o esforço de manutenção para empresas e terá alguns dos mesmos pacotes e atualizações como o SLE, o que é diferente das versões anteriores do openSUSE que criaram fluxos separados de manutenção", diz o anuncio oficial.

Se você está curioso e quer experimentar o novo openSUSE 42.1 Leap, é possível fazer download do sistema operacional través do site oficial do desenvolvedor.


FONTE: Softpedia | openSUSE

COMENTÁRIOS