Windows 10 vs Ubuntu: confira alguns testes de performance OpenGL em gráficos Intel Skylake


O pessoal do site Phoronix, famoso pelos seus testes de benchmarks, resolveram fazer algumas comparações de performance de gráficos Intel Skylake utilizando o driver open source da Intel para Linux e a versão mais recente do driver de vídeo da fabricante para Windows.

Para ser mais exato, trata-se de uma comparação de desempenho OpenGL entre o Windows 10 Pro x64 com o driver gráfico Intel mais recente (Intel 20.19.15.4300) e o Ubuntu 15.10, que foi atualizado para o Linux Kernel 4.3.0 e a versão mais recente dos drivers de vídeo open source (biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.1 disponível no PPA Padoka).

Os testes OpenGL com ambos os sistemas operacionais foram realizados nas mesmas configurações: processador Intel Core i5 6600K com HD Graphics 530, SSD de 256GB da Transcend, memória RAM de 16GB DDR4 e uma placa-mãe MSI Z170A GAMING PRO. O site ainda ressalta que todos os benchmarks foram realizados de uma forma totalmente automatizada e reproduzível através do software open source Phoronix Test Suite.

Windows 10 vs Ubuntu

De acordo com o Phoronix, apesar do jogo open source Nexuiz agora estar praticamente extinto, os testes de OpenGL multi-plataforma realizados com o game são confiáveis. Com este primeiro teste, o Windows 10 é de cerca de 32% mais rápido do que o Ubuntu 15.10 com os drivers de vídeo atualizados:


Já o jogo OpenArena está bem perto de obter o mesmo desempenho em ambos os sistemas operacionais:


Com o muitíssimo exigente Unigine Heaven a HD Graphics 530, obviamente, faz um grande esforço e o teste acaba tendo praticamente o mesmo desempenho entre os sistemas operacionais concorrentes:


Enquanto o Unigine Heaven mostrou ter praticamente o mesmo desempenho, com o Unigine Valley as coisas foram um pouco diferentes e os drivers da Intel para o Windows 10 acabou levando a melhor:


O driver de vídeo Intel Skylake para Linux parece ter algum problema enorme com Xonotic em comparação com os níveis de desempenho do Windows:




Os resultados do GpuTest mostram que o driver de vídeo da Intel para Windows parece ser significativamente mais rápido do que o driver open source Skylake atual da biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.1 com o Linux 4.3:






Conclusão

Ainda, de acordo com o Phoronix, ouve alguns testes de desempenho que funcionou com o driver Intel para Windows, no entanto, não puderam ser executados com o driver Intel para Linux. No Linux, o driver de vídeo continua sendo limitado ao OpenGL 3.3, mas é esperado que a próxima versão da biblioteca de gráficos 3D Mesa, que deve chegar no final do ano, proporcione o suporte ao OpenGL 4.2.

No Windows, o Core i5 6600K teve suporte ao OpenGL 4.4, juntamente com o OpenCL 2.0 (o Beignet, software que proporciona o suporte ao OpenCL para o driver open source da Intel para Linux, está limitado ao OpenCL 1.2, mas o trabalho para suportar a versão 2.0 já está em andamento).

Estes resultados mostram que, pelo menos para os gráficos Skylake, o driver OpenGL do Windows continua sendo muito mais rápido do que o driver de código aberto para Linux. Para mais informações sobre os testes de benchmark realizados pelos site Phoronix, acesse este link.


FONTE: Phoronix
IMAGENS: Phoronix

COMENTÁRIOS