API Vulkan é adiada e só deve ser lançada em 2016


O The Khronos Group (consórcio de empresas responsável pela criação e manutenção do OpenGL) revelou recentemente mais detalhes sobre a API Vulkan, que pretende substituir o atual OpenGL. De acordo com informações do site oficial do consórcio, o Vulkan, que inicialmente era esperado para ser lançado ainda no final deste ano, foi adiado e só deve chegar em algum momento em 2016.

Com tudo, a boa notícia é que o Vulkan 1.0 está cada vez mais próximo de seu lançamento. Isso porque as especificações da API já estão prontas e em fase de revisão legal, para que não haja problemas judiciais futuros, e várias empresas associadas com o The Khronos Group já estão trabalhando em drivers para dar suporte ao Vulkan, o que nos faz presumir que sejam a NVIDIA, AMD e Intel.

"A especificação Vulkan está completa e em fase de revisão legal e polimento final. Os testes de conformidade Vulkan estão sendo finalizados e várias empresas associadas estão preparando seus drivers para o lançamento. Feedback de implementação é a fase final vital de fazer qualquer especificação Khronos pronta para o horário nobre, e a especificação Vulkan 1.0 será publicada quando as primeiras implementações em conformidade são confirmadas", diz o texto no site oficial do The Khronos Group.

A API Vulkan pode ser anunciada na CES 2016

Com esse adiamento, vários rumores começam a surgir na internet sobre uma possível data ou evento em que a API Vulkan poderá ser oficialmente lançada. De acordo com o site Phoronix, o The Khronos Group pode fazer esse tão esperado anúncio ainda no comecinho do próximo ano, ou seja, na CES 2016, que deve ocorrer entre os dias 6 a 9 de janeiro. Com isso, diversas empresas poderiam ser capazes de demonstrar as suas demos Vulkan na íntegra em Las Vegas.

Porém, como não há nem uma confirmação oficial por parte do consórcio responsável pelo Vulkan sobre esse assunto, ao menos por enquanto, possíveis datas e eventos para o lançamento da nova API devem ser considerados apenas rumores.

Mais detalhes sobre as últimas informações liberadas pelo The Khronos Group sobre a API Vulkan podem ser conferidas no site oficial, através deste link. Assim que saírem mais informações, manteremos você informado.


FONTE: The Khronos Group | Phoronix[1] | [2]

COMENTÁRIOS