Lançado o Mesa 11.1 com suporte para novos hardwares e várias melhorias


Foi oficialmente lançado na última terça-feira (15) mais uma nova versão da biblioteca de gráficos 3D responsável por lidar com o OpenGL na plataforma Linux, juntamente com os drivers open source. Estamos falando do Mesa 11.1 que chega com correções e melhorias e suporte a novos hardwares.

De acordo com as notas de lançamento, Mesa 11.1 traz capacitação e suporte para os hardwares Freedreno, a305, Stoney e RadeonSI, adiciona o driver gráfico virgl gallium para virtio-gpu do QEMU, OpenGL 3.1 para Freedreno a3xx e a4xx, bem como OpenGL 3.3 para máquinas virtuais do VMware Workstation 12 e VMware Fusion 8.

Além disso, para o VAAPI (Video Acceleration API), a nova versão da biblioteca de gráficos 3D implementa o suporte para importação dmabuf, conversão de espaço de cores através de VPP, headless agora usando a variável VA_DISPLAY_DRM, adiciona BGRX e RGBX em VPP, juntamente com decodificação HEVC decode. Além disso, agora há suporte DRI3 para o X11.

Também foi adicionado suporte a 16x multisampling no driver de vídeo Intel i965 e implementado várias novas extensões da API OpenGL. Para conferir mais detalhes sobre todas as novidades implementadas no Mesa 11.1, confira o anúncio oficial, através deste link.


FONTE: Softpedia | Freedesktop.org

COMENTÁRIOS