Usuários do Ubuntu Touch poderão se conectar em monitores via Wi-Fi através do Miracast


Um dos problemas com a convergência mobile-desktop do Ubuntu Touch é que a funcionalidade só está disponível para o Nexus 4 por possuir saída de vídeo através de uma conexão MHL, diferentemente de outros dispositivos com o SO que não permitem isso. Agora, os desenvolvedores estão trabalhando em um novo recurso chamado Aethercast, que é uma maneira de se conectar com o protocolo Miracast.

O Miracast é o nome dado pela WiFi Alliance para o padrão de comunicação sem fios entre dispositivos móveis (smartphones, tablets e computadores) e HDTVs, por exemplo. Mais especificamente, utiliza-se uma conexão ponto a ponto sem fios para realizar a transmissão de conteúdo entre os aparelhos, algo semelhante ao bluetooth. Porém, tal comunicação é feita através do padrão de conexão WiFi Direct. Muitas vezes é descrito como "HDMI over Wi-Fi" (HDMI através do Wi-Fi, em tradução livre).

Aethercast para o Ubuntu Touch

Graças a Carla Sella, um dos Ubuntu insiders, foi flagrada uma nova entrada no Launchpad, chamada de Aethercast, e é apenas isso, um software que deve permitir que os usuários de dispositivos com o Ubuntu Touch possam se conectar em monitores que suportam o protocolo Miracast.

Miracast já é bastante difundido, mesmo que não esteja presente na maioria dos monitores e TVs, mas pelo menos, é algo mais do que apenas um cabo para um telefone muito antigo, como o Nexus 4. Este é provavelmente apenas o começo e é provável que o Aethercast terá suporte a outros protocolos no futuro.

Esta é realmente uma boa notícia, uma vez que muitos usuários estavam pedindo algum tipo de solução para que eles pudessem usar seus smartphones com Ubuntu como um PC, enquanto está conectado a um monitor. Vai demorar um pouco para o projeto começar a ir em diante, mas provavelmente teremos mais informações após as férias.


FONTE: SoftpediaLaunchpad | TechTudo

COMENTÁRIOS