A Bq pode apresentar tablet com o Ubuntu Touch na Mobile World Congress 2016


Como muitos de vocês já devem saber, a empresa espanhola Bq tem uma parceria com a Canonical para entregar aos consumidores dois smartphones com Ubuntu Touch, o Bq Aquaris E4.5 Ubuntu Edition e Bq Aquaris E5 HD Ubuntu Edition, mas agora a fabricante também está preparando um tablet que terá suporte para a convergência mobile-desktop. O dispositivo deverá ser apresentado no Mobile World Congress 2016, evento que ocorre entre os dia 22 e 25 de fevereiro.

De acordo com o site OMG! Ubuntu!, o dispositivo que será apresentado é o Bq Aquaris M10 Ubuntu Edition. Trata-se de um poderoso tablet de 10 polegadas com processador ARM de 64 bits, memória RAM de 2 GB e uma tela de alta resolução. Além disso, quando o aparelho for conectado a um teclado, mouse e monitor externo, o usuários terá em mãos um PC completo.


Será possível executar aplicações tradicionais de desktop

Graças aos recentes desenvolvimentos no Unity 8 e no servidor de exibição Mir, além dos apps tradicionais desenvolvidos para o Ubuntu Touch, os consumidores poderão também executar no dispositivo programas tradicionais de desktop (aplicações X11), como o GIMP, LibreOffice ou o Firefox.

Há relatos de que os funcionários da Canonical já está usando o Bq Aquaris M10 Ubuntu Edition para testar a convergência Ubuntu e desenvolver a próxima geração do sistema operacional móvel Ubuntu Touch, baseada no Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus), que também será a versão do SO que virá com o dispositivo quando, finalmente, estiver disponível no mercado.

Especula-se que o Bq M10 Ubuntu Edition estará disponível para os consumidores somente a partir do mês abril, porém, detalhes sobre o preço, especificações completas e outros tipos de informações só serão revelados, provavelmente, durante a Mobile World Congress 2016.


FONTE: OMG! Ubuntu! | Softpedia | Xataka
IMAGEM: OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS