Conheça melhor algumas das novidades implementadas no Linux Kernel 4.5


A primeira versão RC (Release Candidate) do Linux Kernel 4.5 já está disponível e, como era de se esperar, com ele veio diversas melhorias, novos recursos e funcionalidades. Confira agora os principais destaques entre as novidades do Linux Kernel 4.5!

Gráficos

Suporte inicial para o driver de vídeo Intel i915 para hardwares Kabylake de próxima geração. Há também uma variedade de outras correções e aperfeiçoamentos para o driver Intel DRM.

O driver Radeon não possui mais suporte ao 'user-space mode-setting' (UMS), recurso que não tem sido utilizado há anos graças ao 'kernel mode-setting' (KMS), sendo também muito superior e a escolha feita por todos os principais drivers ultimamente em comparação ao UMS.

O novo driver AMDGPU agora possui suporte ao PowerPlay para as últimas placas de vídeo Tonga e Fiji. Contudo, o novo recurso é desativado por padrão: a opção KConfig deve ser ativada juntamente com um parâmetro de módulo do kernel que também deve ser definido para habilita-lo.

Os drivers AMDGPU e Radeon também possuem algumas otimizações e outras melhorias para aperfeiçoar ainda mais os driver open source AMD para Linux.

Mudanças de velocidade de conexões PCI Express agora é suportado e outras melhorias foram implementadas para o driver de vídeo open source responsável por lidar com GPUs da NVIDIA, o Nouveau. Contudo, o atual estado do suporte para "reclocking" nas arquiteturas Kepler e Fermi ainda deixa muito a desejar para permitir o bom desempenho do driver.

Processador, arquiteturas, sistemas de arquivos e plataformas

Há uma enorme quantidade de códigos retrabalhados durante 5 anos para ARMv6 e ARMv7. Com isso, será possível obter suporte para diferentes placas ARMv6 e ARMv7 com o mesmo kernel. Outro novo suporte ARM inclui o Sigma Designs Tango4.

Há atualizações para a arquitetura PowerPC

Trabalho contínuo da Microsoft no Hyper-V para melhorias no KVM.

Suporte para gerenciamento de energia em novos processadores AMD.

Adição do driver AMD NTB (Non-Transparent Bridge) para futuros hardwares Zeppelin Opteron.

Suporte para o Tegra X1 (Tegra 210) SoC, Tegra Denver ARMv8 SoiC, Jetson TX1 Developer Board, Tegra132 Norrin e mais modernos.

Novo driver  Intel HID para suportar hotkeys em laptops mais recentes da Intel, como o Dell XPS 13 9350.

Implementado novos recursos do sistema de arquivos F2FS.

Um novo sistema de cache de espaço livre para o sistema de arquivos Btrfs que foi desenvolvido pelo Facebook.

Jogos

Atualizações de driver HID que incluem suporte inicial para o volante Logitech G920.

Tempo de detecção mais rápido para mouses PS/2, juntamente com outras melhorias de entrada.

Melhor suporte para o controle do Xbox One.


E estes são alguns dos novos recursos e melhorias que foram implementados no Linux Kernel 4.5 e que achamos que merecem destaque. Em breve serão lançadas novas versões RCs do Linux Kernel 4.5, então fique de olho no LinuxBuzz para mais novidades.


FONTE: Phoronix

COMENTÁRIOS