Canonical vai estar presente no MWC 2016 para mostrar a convergência do Ubuntu


A Mobile World Congress (MWC) é um dos eventos mais importantes da indústria tecnológica e, como a edição deste ano está cada vez mais próxima, a Canonical não perdeu tempo e já anunciou em seu mais recente comunicado de impressa que estará presente no evento para demonstrar todo o potencial do Ubuntu. "Este ano, a presença do Ubuntu será maior do que nunca", afirma a companhia.

Esta não é a primeira vez que a Canonical participa da MWC. Em 2012, a empresa apresentou no evento o "Ubuntu para Android" como o primeiro desktop completo do mundo em um smartphone acoplado, o primeiro sinal apresentado pela companhia da convergência mobile-desktop.

Mas rodar o Ubuntu e Android ao mesmo tempo no mesmo dispositivo não foi o suficiente e, um ano mais tarde, em 2013, a empresa apresentou seu sistema operacional móvel, o Ubuntu Touch, em smartphones e tablets Android, como o Nexus 4 e Nexus 7. A presença do Ubuntu Touch era tão forte que até ganhou o prêmio 'melhor da MWC' da CNET, deixando o Firefox OS, da Mozilla, em segundo lugar.

Os Ubuntu Phones Meizu MX4 e BQ Aquaris

Vendo que o Ubuntu Touch Developer Preview para smartphones e tablets foi um tema quente na MWC 2014, a Canonical anunciou os primeiros Ubuntu Phones, o Meizu MX4 e BQ Aquaris E4.5, que estavam previstos para serem disponibilizados no final daquele ano com o SO móvel Ubuntu Touch.

E, finalmente, durante a Mobile World Congress 2015, a Canonical apresentou seus mais recente Ubuntu Phone, o BQ Aquaris E5 HD, o terceiro dispositivo móvel com o Ubuntu Touch, que os visitantes puderam ver e conferir todas as funcionalidades pela primeira vez em uma conferência MWC.

A MWC 2015 também foi o primeiro ano em que a Canonical discutiu o futuro da sua visão da convergência Ubuntu e Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, estava lá para conversar com os visitantes sobre a história da convergência, explicando o que deve se esperar da próxima Mobile World Congress.


Tablet BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition e a convergência do Ubuntu

Agora, a MWC 2016 acontecerá entre os dias 22 e 25 de fevereiro, em Barcelona, na Espanha, e a presença da Canonical é esperada com mais novidades, apresentando seu recém anunciado tablet BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition e todo o progresso da convergência do sistema operacional Ubuntu, juntamente com demonstrações para o OpenStack, NFV e IoT (Internet das Coisas).

"Pela primeira vez, a comunidade da tecnologia será capaz de experimentar os mais recentes dispositivos alimentados pelo Ubuntu, incluindo os primeiros dispositivos comerciais para oferecer tanto um PC completo e um telefone em um único dispositivo!", diz a Canonical em seu anúncio. "Os operadores de rede pode ver como os dispositivos Ubuntu podem ajudá-los a oferecer uma rica experiência de marca para seus clientes."

"Sem dúvidas, o tablet BQ Aquaris M10 Ubuntu Edition terá muita repercussão na Mobile World Congress 2016, simplesmente por permitir a verdadeira convergência mobile-desktop ao invés de imitar um desktop.

E você, quais são as suas expectativas para a MWC 2016? Deixe a sua opinião no campo dos comentários!


FONTE: Softpedia | Canonical | CNET
IMAGEM: Canonical

COMENTÁRIOS