Conheça o FromScratch, um aplicativo multiplataforma e simples para anotações


O FromScratch é uma ferramenta simples para anotações desenvolvida por Kilian Valkhof — que também é responsável pelas aplicações Trimage e F.lux indicator. Além disso, também é open source e multiplataforma, com versões disponíveis para Linux, Windows e OS X. O aplicativo é muito simples de usar, não exigindo configurações adicionais.

Contudo, vale ressaltar desde o início que a aplicação não pretende ser um substituto do Evernote, por exemplo. Se você procura uma solução recheada de recursos e com uma interface gráfica cheia de funcionalidades, o FromScratch pode não ser a melhor escolha para você. A ferramenta é, essencialmente, um bloco de notas simples ou um pedaço de papel em branco. Você abre o aplicativo e escreve o que quiser.


Isso significa que não há pastas, categorias, tags ou listas; não possui programação, datas de vencimento ou sincronização trabalhando em segundo plano, como também não há opções de formatação de texto (por exemplo, negrito, sublinhado, riscado e etc). É um espaço simples, redimensionável para as notas, que salva o que você escreve como você escreve. Um verdadeiro rascunho.

Como já mencionado anteriormente, o FromScratch possui uma interface simples, salvamento automático das suas anotações, dispensando a necessidade do usuário ter que salvar manualmente, há indentação automática e sintaxe comum substituídos por símbolos, por exemplo, setas.

O FromScratch traz a fonte Fira Code

O FromScratch traz a Fira Code, uma fonte mono-espaçada que permite que você digite símbolos comuns utilizando caracteres do teclado. Por exemplo -> torna-se →, => torna-se ⇒ e != torna-se ≠, e assim por diante. Para uma lista completa, confira a imagem abaixo:


Download do FromScratch

Como sugerido anteriormente, o FromScratch é multiplataforma e open source, possuindo versões para Linux, Windows e OS X. Os links para download podem ser encontrados no site oficial do projeto, clicando aqui. Já, o código fonte, está disponível no Github.

E você, o que achou do FromScratch? Deixe-nos saber sobre suas impressões da aplicação no campo dos comentários!


FONTE: OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS