Devs do Ubuntu já estão se preparando para substituir a atual central de programas pelo GNOME Software


Uma das maiores mudanças que estão sendo preparadas para o próximo Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) com certeza é a substituição da Central de programas do Ubuntu, também conhecida como Ubuntu Software Center, pelo GNOME Software. Recentemente, os desenvolvedores da Canonical anunciaram que já estão preparando os mantenedores dos repositórios oficiais para a nova aplicação.

Tanto o Ubuntu Software Center quanto o GNOME Software trazem as mesma funcionalidades, fornecendo aos usuários uma interface limpa e amigável para o gerenciamento dos aplicativos e pacotes disponíveis nos repositórios.

Mesmo que o GNOME Software seja um aplicação mais atualizada e mais rápida que o Ubuntu Software Center, que ainda carece de algumas das funcionalidades, os desenvolvedores da Canonical ainda precisam fazer algumas alterações importantes, caso eles queiram proporcionar aos usuários a mesma experiencia, como classificar uma aplicativo ou deixar um comentário.


Contudo, ainda não é o bastante que novas funcionalidades sejam implementadas no GNOME Software, para deixa-lo completo e pronto para o Ubuntu, mas é necessário também que os aplicativos disponíveis nos repositórios se adaptem ao novo software.

"Para fazer com que os aplicativos possam ser exibidos na nova central de software [GNOME Software] e para corrigir algumas peculiaridades nas aplicações apresentadas, pode ser necessário fazer ajustes nos pacotes. Precisamos de desenvolvedores para ajudar com isso. Atualmente, existem diversos pacotes com erros que fazem com que o gerador AppStream não inclua esses pacotes. Queremos obter o maior número possível de pacotes corrigidos antes do lançamento do [Ubuntu] 16.04, a fim de proporcionar uma experiência de qualidade", diz Iain Lane, da Canonical.

O AppStream está disponível em diversas distribuições Linux. É um formado de XML que fornece metadados para os componentes de software e existe um site que controla o progresso de pacotes modificados.

O Software GNOME no Ubuntu 16.04 LTS vai manter muitas das características do Ubuntu Software Center, incluindo as críticas já existentes, comentários e classificações. Manter tudo isso é uma tarefa difícil para os desenvolvedores, mas isso deve ser concluído rapidamente, uma vez que a data de lançamento para o sistema operacional está se aproximando rapidamente.

O Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) está previsto para ser lançado em 21 de abril e, por conta de suas novas características e funcionalidades já anunciadas, está deixando muita gente ansiosa para o lançamento.


FONTE: Softpedia | Ubuntu

COMENTÁRIOS