O sistema de arquivos ZFS estará disponível no Ubuntu 16.04 LTS e terá suporte da Canonical


Dustin Kirkland, da Canonical, escreveu hoje (17) sobre uma das coisas impressionantes que serão implementadas por padrão no próximo sistema operacional da companhia. Estamos falando do ZFS, o sistema de arquivo robusto que estará disponível no Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus).

O melhor de tudo, a Canonical prometeu oferecer suporte a longo prazo para o sistema de arquivos ZFS no sistema operacional Ubuntu 16.04 LTS, que receberá os patches de segurança e atualizações de software por cinco anos, até abril de 2021, e ao que podemos ver, o ZFS será o sistema de arquivos padrão para contêineres no Ubuntu 16.04 LTS.

"O Ubuntu 16.04 LTS (Xenial) está apenas a poucas semanas de distância e com ele vem um dos novos recursos mais interessantes que o Linux tem visto em um tempo muito longo... ZFS - preparado diretamente para o Ubuntu - suportado pela Canonical", diz Dustin Kirkland.

Porque o ZFS é importante para o Ubuntu?

Caso você não esteja muito ligado no assunto, vamos aproveitar esta oportunidade para lembrar a você que o ZFS (também conhecido como Z File System) é um sistema de arquivos inovador, projetado originalmente para o sistema operacional Solaris. É uma mistura de um sistema de arquivos como o Btrfs, EXT4 ou XFS e um gerenciador de volume, como LVM (Logical Volume Management).

Contudo, o desenvolvimento open source dos recursos do ZFS está presente nos dias de hoje através do projeto OpenZFS, que a Canonical disponibilizará em cada sistema operacional Ubuntu. E com recursos como snapshots, reparo automático, compressão de dados mais eficiente e clonagem "copy-on-write", fazendo do ZFS o sistema de arquivos perfeito para contêineres.

Se você está interessado em saber que tipo de suporte a Canonical irá fornecer para o ZFS no Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) e como você pode começar a usá-lo desde o primeiro dia do lançamento, recomendamos a leitura do post de Dustin Kirkland, onde é detalhado com exemplos uso do sistema de arquivos.


FONTE: SoftpediaDustin Kirkland Blog

COMENTÁRIOS