Ubuntu MATE 16.04 deve ganhar novo layout que o deixará semelhante ao Unity


O Ubuntu MATE será um dos sabores oficiais que deverá participar do lançamento do primeiro beta para o Ubuntu 16.04 LTS e seu mantenedor, Martin Wimpress, anunciou na última segunda-feira (22) uma novidade, no mínimo, interessante que estará disponível para a distribuição. Trata-se de um novo layout para o painel, chamado de Mutiny, que deixará o ambiente gráfico do SO semelhante ao Unity.

Contudo, se você usa o Ubuntu MATE porque gosta do seu tradicional ambiente gráfico, que possui características bem semelhantes ao do antigo Gnome 2, não se preocupe. O novo layout não estará disponível por padrão, podendo ser ativado através da ferramenta MATE Tweak.


Além disso, a novidade consiste de vários novos componentes, como a biblioteca libwnck, mate-dock-applet e topmenu-gtk, porém, não há Dash (lançador de aplicativos do Unity) ou Hud, mas apenas os tradicionais menus globais.


"Há um Mutiny chegando! Sim, isso é um menu superior. Sim, este é o Ubuntu MATE. Vejo vocês quinta-feira para o lançamento do Beta 1!"

Vale ressaltar que os componentes mate-dock-applet e topmenu-gtk são apenas applets para o painel. Isso significa que qualquer pessoa pode utilizá-los para fazer suas próprias interfaces personalizadas, basta usar a imaginação.


FONTE: Softpedia |  Ubuntu MATE/Twitter

COMENTÁRIOS