Ubuntu Touch: nova foto mostra todo o progresso obtido para a convergência mobile-desktop


O profissional de TI Marius Quabeck publicou em seu perfil oficial no Google+ uma foto onde é possível ver a tela de um monitor que, de acordo com Marius, está conectado a um smartphone Nexus 4 com o SO móvel Ubuntu Touch, que está executando a mais recente interface gráfica Unity 8 e alguns aplicativos X11 em cima do servidor de exibição Mir.

A imagem, que você confere logo abaixo, mostra claramente o andamento do ambiente gráfico Unity 8 que, além do fato de que ele aparenta estar muito mais liso quando comparado com o Unity 7, disponível no sistema operacional Ubuntu 15.10 (Wily Werewolf), ele também é capaz de executar diversos tipos de aplicações GTK+.


Porém, não podemos deixar de notar que o tema do GTK+ ainda não é suportado na mais recente combinação do Unity 8 e Mir, mas pelo menos você pode executar praticamente qualquer aplicativo X11. A foto mostra alguns dos mais populares aplicativos de código aberto, como o navegador Chromium, o famoso player VLC, o cliente Pidgin IM, GIMP e o editor de textos Gedit.

Marius Quabeck aparentou estar muito impressionado com o progresso que a Canonical fez com o ambiente gráfico Unity 8 no Ubuntu Touch. Ele também prometeu que em breve pode postar um novo vídeo demonstrando a convergência mobile-desktop, o que nos permitirá ter uma visão mais perspicaz do progresso do Unity 8, como quão rápidos ou suaves os apps são.


O Ubuntu Touch acabou de receber a atualização OTA-9, que trouxe algumas características interessantes, bem como mais correções de convergência, mas em breve, a Canonical vai lançar o hotfix OTA-9.5 com mais atualizações para o Unity 8 e Mir. Assim que Marius Quabeck publicar seu novo vídeo demonstrando a convergência mobile-desktop do Ubuntu Touch, manteremos você informado.


FONTE: SoftpediaMarius Quabeck/Google+
IMAGENS: Marius Quabeck/Google+

COMENTÁRIOS