Canonical está trabalhando a todo vapor para integrar o Aethercast no Ubuntu


Tal como está agora, os dois únicos dispositivos com Ubuntu Touch nativamente capazes de se conectar em um monitor externo são o antigo Nexus 4 da LG e o recém anunciado tablet BQ Aquaris M10. A Canonical sabe que precisa de mais dispositivos que possam demonstrar a convergência do Ubuntu e agora a empresa está trabalhando a todo vapor para tentar trazer o recurso para o Meizu MX Pro 5 Ubuntu Edition com ajuda do Aethercast, uma maneira encontrada pela companhia de se conectar com o protocolo Miracast.

Para quem ainda não está muito familiarizado com o assunto, o Miracast é o nome dado pela WiFi Alliance para o padrão de comunicação sem fios entre dispositivos móveis (smartphones, tablets e computadores) e HDTVs, por exemplo. Mas especificamente, utiliza-se uma conexão ponto a ponto sem fios para realizar a transmissão de conteúdo entre os aparelhos, algo semelhante ao bluetooth. Porém, tal comunicação é feita através do padrão de conexão WiFi Direct. Muitas vezes é descrito como "HDMI over Wi-Fi" (HDMI através do Wi-Fi, em tradução livre).

A tecnologia Aethercast já tinha sido anunciada há alguns meses atrás, mas parecia que não era realmente o foco dos desenvolvedores da Canonical. Agora, a equipe responsável pelo Ubuntu Touch está começando a dar mais atenção ao Aethercast, e com um pouco de sorte, ele estará pronto a tempo para o lançamento do Meizu MX Pro 5 Ubuntu Edition.

O Aethercast é bem vindo

Com o Aethercast devidamente implementado no Ubuntu Touch, os usuários poderão conectar seus dispositivos em TVs que possuem suporte para Miracast e WiFi Display. Ao menos por enquanto, o novo recurso é altamente experimental e, infelizmente, está sendo desenvolvido especialmente para o Meizu MX Pro 5, já que é o smartphone mais poderoso que traz o SO móvel da Canonical.

Mesmo com a chegada do novo recurso, muitos usuários vão argumentar que eles simplesmente não possuem uma TV com suporte para a novidade. Bom, a Canonical lembra que já existe uma solução disponível no mercado para ajudar quem não possui um televisor compatível, e é chamado Microsoft Wireless Display. Porém, caso você não goste da Microsoft, existirá algumas outras soluções também, mas que não foram reveladas.

O melhor de tudo é que o Aethercast está sendo desenvolvido como um conceito simples, que pode ser utilizado por qualquer pessoa.


FONTE: Softpedia

COMENTÁRIOS