Driver da AMD para Linux com suporte à API Vulkan pode estar disponível muito em breve [rumor]


Tanto a Intel quanto a NVIDIA já possuem seus drivers com suporte à API Vulkan disponíveis para a plataforma Linux e, entre as principais fabricantes de GPUs para o mundo dos PCs, a AMD é a única que ainda não disponibilizou seu driver Vulkan para o sistema do pinguim. Contudo, um novo driver proprietário da empresa pode já estar a caminho, podendo chegar muito em breve.

Pelo menos é o que afirma um representante de marketing da Radeon Technologies Group, a divisão separada de gráficos criada recentemente pela AMD, em uma série de perguntas e respostas no Reddit, chamada de "Ask Me Anything" (AMA) — pergunte-me qualquer coisa, em tradução livre. Os usuários Linux não perderam tempo e já começaram a questionar porque a empresa ainda não lançou seu novo driver para Linux com suporte para a nova API gráfica, mas a resposta é sempre a mesma: "muito em breve".

Além disso, o funcionário da AMD deixa claro que o novo driver proprietário da companhia foi projetado especialmente para o AMDGPU, driver open source que já vem integrado ao Linux Kernel. Isso significa que irá existir suporte oficial apenas para as últimas famílias de GPUs da AMD: Tonga, Carrizo, Iceland, Fiji e Stoney. Não sei você caro leitor, mas com a minha Radeon HD 6450, ficarei de fora da festa.
"Nossos driver Vulkan para Linux só será executada no driver de kernel amdgpu. Não temos planos, no Linux, para suportar Vulkan em qualquer outra pilha de driver."
Infelizmente, ainda não foi revelada nem uma informação sobre o futuro do novo driver, ou melhor dizendo, se realmente ele será open source, como tem prometido a empresa. Para mais detalhes, confira a série de perguntas e repostas no Reddit clicando aqui.


FONTE: Phoronix | Reddit

COMENTÁRIOS