6 coisas para se fazer após instalar o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus)


Assim como prometido, a Canonical lançou oficialmente nesta quinta-feira (21) o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) que chega recheado de novidades e melhorias. Claro, não está tudo perfeito, mas os desenvolvedores têm olhado com mais carinho para esta nova versão do sistema operacional. Para deixar tudo ainda melhor, separamos para você 6 coisas para se fazer após instalar o novo Ubuntu. Confira!

1. Deixe o Ubuntu em Português do Brasil


Mesmo escolhendo o idioma correto durante a instalação do Ubuntu, muitas vezes algumas partes ainda continuam em inglês, desde aplicações, como o próprio Firefox, até mesmo algumas opções do painel de configurações do sistema, por exemplo.

Em qualquer caso, para deixar o seu Ubuntu em Português do Brasil, abra a Dash (lançador de aplicativos ou menu iniciar, como queira) e pesquise por idioma ou language e abra o aplicativo Suporte a idiomas (Language Support). Caso você já tenha escolhido Português do Brasil durante o processo de instalação, quando você abrir a aplicação, ela imediatamente irá pedir para instalar novos pacotes, basta confirmar a instalação.


No entanto, caso você não tenha escolhido o idioma Português do Brasil durante a instalação do Ubuntu, ainda em Language Support (Suporte a idiomas), vá em Install/Remove Languages, selecione o idioma Portuguese (dê um duplo clique) e clique em Apply. Em seguida, informe a senha root para confirmar a instalação.


Quando o processo acima estiver concluído, basta arrastar o novo idioma para a primeira posição da lista, clicar no botão Apply System-Wide e informar a senha root. Agora encerre a sessão e entre novamente para concluir o processo.

2. Atualize o seu sistema


Agora que o seu Ubuntu está em Português do Brasil, chegou a hora de atualizá-lo. Para isso, abra a Dash e pesquise por update e abra o app Atualizador de programas.



Automaticamente os repositórios de programas serão atualizados e, caso exista alguma atualização disponível, basta que você às instale clicando no botão Instalar agora.



3. Instalando os drivers para o seu hardware


Se você quer tirar todo o proveito de sua máquina durante a jogatina, por exemplo, em muitos casos será necessário ter os drivers proprietários instalados em seu sistema, para isso, abra a Dash e pesquise por drivers. É nessa aplicação que você encontrará todos os drivers disponíveis para a sua máquina.

Para quem faz uso dos gráficos integrados da Intel não precisa se preocupar. O driver de vídeo da Intel é open source, já estando integrado no sistema. 

Quem possui algum produto da NVIDIA e quer tirar todo o proveito de sua GPU, terá que instalar o driver proprietário para a sua respectiva placa. Para obter as ultimas versões do driver, recomendamos adicionar um novo PPA no sistema, execute no Terminal: sudo apt-add-repository ppa:graphics-drivers/ppa && sudo apt-get update -y


Como você pode ter notado na imagem acima, não existem drivers de vídeo disponíveis para que eu possa alternar entre proprietário e open source, isso acontece por que tenho uma placa de vídeo da AMD e o Ubuntu 16.04 LTS não possui suporte ao atual Catalyst para Linux (fglrx). Já falamos sobre isso em um outro artigo, que eu aconselho que você dê uma olhada.

4. Instalando os codecs multimídia


Por padrão, o Ubuntu não traz os codecs multimídia necessários para reproduzir determinados tipos de arquivos, como MP3 e MP4, mas isso não é nem um problema grave. Para resolver esse impasse, basta instalar o pacotão Ubuntu Restricted Extras. Existem duas maneiras de se fazer isso no Ubuntu 16.04 LTS, clicando aqui ou executando no seu Terminal (use o atalho de teclado Ctrl+Alt+T): sudo apt-get install ubuntu-restricted-extras

5. Ative a opção "Minimizar no Click"


Clique em um ícone de algum aplicativo para abri-lo. Clique novamente no mesmo ícone para minimizar o app. A janela deveria minimizar, mas nada acontece, certo? Isso pode ser desanimador para novos usuários. Faça o seguinte, execute o comando abaixo no seu Terminal (use o atalho de teclado Ctrl+Alt+T):
gsettings set org.compiz.unityshell:/org/compiz/profiles/unity/plugins/unityshell/ launcher-minimize-window true


Você também pode ativar e desativar a opção "Minimizar no Click" através da ferramenta Unity Tweak Tool, indo em Lançador > Minimize single window applications on click (para instalar o Unity Tweak Tool, basta pesquisar pelo nome do aplicativo na loja de apps ou clicar aqui).

Conheça algumas alternativas para a nova loja de aplicativos do Ubuntu 16.04 LTS

6. Instale alguns programas considerados essenciais


Atualmente, existem diversos programas tidos como essenciais, isso porque a grande parte das pessoas fazem uso deles todos os dias, seja no trabalho ou em casa. Confira abaixo uma lista com alguns desses apps:
  • Google Chrome - O navegador da gigante das buscas pode ser o ideal para aqueles usuários que estão a procura de um browser pronto para usar. Contudo, existem outras excelentes alternativas, como o Opera ou Vivaldi.
  • Steam - Se você gosta de curtir aquela jogatina, o cliente Steam não pode faltar em seu sistema operacional.
  • Skype - considerado um dos aplicativos de mensagens instantâneas e conversas por vídeo mais usados da atualidade. Caso você não seja muito fã do Skype, existem outras alternativas como o Viber.
  • Netflix (app para o Chrome) - Esse dispensa comentários, é um dos maiores serviços de streaming de filmes e seriados.
  • Spotify - Este é um dos serviços criados especialmente para quem curte streaming de música. Infelizmente, os responsáveis disponibilizaram apenas uma única maneira para instalá-lo. Para obter o Spotify no seu Ubuntu, execute o seguinte comando no Terminal:
    sudo apt-key adv --keyserver hkp://keyserver.ubuntu.com:80 --recv-keys BBEBDCB318AD50EC6865090613B00F1FD2C19886 && echo deb http://repository.spotify.com stable non-free | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/spotify.list && sudo apt-get update && sudo apt-get install spotify-client -y

Esperamos que com essas dicas você tenha uma boa experiência com o seu Ubuntu 16.04. Agora é a hora de você compartilhar com a gente as suas dicas e ajustes no campo de comentários abaixo.

COMENTÁRIOS