Lançada a biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.1.3 com correções para Android e VAAPI


Foi lançada recentemente a biblioteca de gráficos 3D open source Mesa 11.1.3, como a terceira atualização de manutenção para a série estável 11.1.x. De acordo com as notas de lançamento, há correções para vários crashes com EGL e VAAPI (Video Acceleration API), resolve vários problemas com as plataformas Android e Nine, como também corrige algumas falhas com GLSL (OpenGL Shading Language) no sistema operacional móvel do Google.

Além disso, o GLX (OpenGL Extensions to the X Window System) foi atualizado para trabalhar com a versão mais recente da especificação EXT_create_context_es2_profile, o suporte ao SCons foi adicionado para LLVM 3.7, complementando a build existente com o Autotools, a decodificação OpenMAX agora está utilizando timestamping de forma correta e mais algumas IDs de dispositivos Skylake foram adicionados para o driver de vídeo que lida com gráficos integrados da Intel, o i965.

O driver de vídeo que lida com GPUs da AMD, conhecido como Radeon, foi atualizado e agora possui um melhor suporte para Big Endian, há correções para vários problemas com a tecnologia HyperZ, da AMD, e implementada a possibilidade para decodificação de fluxos de vídeo com uma resolução de até 4096x4096.

Por ultimo, a decodificação MPEG1 foi desativada para o driver Radeon e várias melhorias de estabilidade e correções foram implementadas no driver de vídeo Nouveau, responsável por lidar com GPUs da NVIDIA.

Para mais detalhes sobre todas as novidades implementadas na biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.1.3, confira o anúncio oficial, clicando aqui. Caso sua distribuição Linux possua a série Mesa 11.1.x, a nova atualização pode estar disponível para você muito em breve.


FONTE: Softpedia | Freedesktop.org

COMENTÁRIOS