Lançada a primeira versão RC do Mesa 11.2.1 com várias melhorias e correções


Foi lançada na última quinta-feira (14) a primeira versão RC (Release Candidate) da biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.2.1, que é a responsável por lidar com a API OpenGL e, futuramente, a Vulkan na plataforma Linux, juntamente com os drivers open source. Mesa 11.2.1 será uma atualização de manutenção recheada de correções e melhorias para todas as distros que contam com a série 11.2.x.

Entre as novidades implementadas até agora na próxima atualização Mesa 11.2.1, podemos citar várias correções para falhas com a Video Acceleration API (VAAPI) e para componentes Nine, um DRIRC alternativo para o jogo Warsow FPS, bem como diversas melhorias para os drivers open source Intel i965, Nouveau e RadeonSI.

"Nós temos algumas regressões para swrast e um "falso erro" ao criar contextos inválidos OpenGL ES para todos os drivers. Exceto quaisquer objeções, estou disposto à manter a fila como está, enquanto eu estou olhando para o mais recente", diz Emil Velikov, engenheiro de lançamento de software na Collabora.

A versão final da biblioteca de gráficos 3D Mesa 11.2.1 pode chegar apenas no próximo mês. Contudo, no momento em que escrevo este artigo, ainda não há um cronograma oficial de lançamento, por isso, não podemos afirmar com exatidão uma data para a chegada de Mesa 11.2.1, nem quantas RCs serão lançadas neste ciclo de desenvolvimento.

Para mais detalhes sobre todas as novidades implementadas nesta primeira versão RC do Mesa 11.2.1, confira o anúncio oficial clicando aqui.


FONTE: Softpedia | Freedesktop.org

COMENTÁRIOS