Conheça algumas das novidades que estarão disponíveis no LibreOffice 5.2


Os desenvolvedores da The Document Foundation já estão planejando o lançamento da próxima versão da suíte de escritório gratuita, o LibreOffice 5.2. Alguns dos novos recursos já foram revelados, como é o caso do Writer que recebeu um modo de barra de ferramentas simples, uma nova janela de diálogo para adicionar marcadores e suporte para a exibição de texto do marcador.

Por outro lado, foi adicionado ao Calc a capacidade de congelar a primeira linha ou coluna de uma folha, o suporte para a inserção de uma nova linha usando o atalho de teclado Shift + Return, em vez de passar para a célula anterior, a tecla F4 agora é usada para acessar referências das células e você pode usar o Ctrl + Espaço para acessar Selecionar Coluna.

Writer no modo barra de ferramentas simples.
Writer no modo barra de ferramentas simples.

Mas isso não é tudo. Com o Calc também vem um novo assistente de estatística como uma alternativa para complementar o pacote de análise do Microsoft Excel, suporte para caracteres especiais que são compatíveis com os formatos de documentos XLS, XLSX e ODF 1.2, juntamente com a capacidade de copiar faixas e expressões nomeadas durante a operação de cópia de folhas.

Entre as novidades que estarão presentes no Impress e Draw está a disponibilidade da lista de efeitos sobre a guia da barra lateral Animação Personalizada, como também a adição de mais detalhes na lista. Além disso, há também um novo botão de opção que permite aos usuários ocultar ou mostrar a funções desenhar. Por outro lado, Charts melhora a prestação de equação polinomial e já não força a escala log Y automática para 1.

O LibreOffice 5.2 atualiza o recurso de assinatura de documentos com suporte para descrições, leitura de hashes SHA-256 em documentos ODF (Open Document Format), bem como o suporte para importação e exportação de assinatura OOXML. Dicas e menus nativos em GTK3 também estará presente na nova versão da suíte de escritório, juntamente com a simplificação do espaçamento entre caracteres, melhor redimensionamento no comportamento para vídeos, imagens, bem como objetos OLE e melhor importação de documentos DOCX e RTF com gráficos vinculados.

Por último, mas não menos importante, Microsoft Word para arquivos DOS podem ser importados, bem como um melhor suporte DPI ao exportar arquivos JPEG e o filtro de importação SVGIO recebeu melhorias. Além disso, é possível editar os parâmetros JVM inicialmente existentes, a caixa de diálogo Localizar e Substituir foi renovada com um novo layout de largura e botão Localizar Anterior e os revisores de texto e suporte a idiomas foram melhorados.

LibreOffice 5.2 chega em agosto

O ciclo de desenvolvimento do LibreOffice 5.2 já começou e uma primeira build Alpha já está disponível para download para que quiser ajudar e contribuir. Em menos de duas semanas, entrará na sua fase de testes Beta e uma primeira versão Beta pode ser lançada no dia 23 de maio.

Já a segunda versão Beta será lançada na primeira ou segunda semana de junho, seguida de perto pela primeira build RC (Release Candidate), que deve chegar em 20 de junho. Então, deve haver mais três lançamentos Release Candidate: RC2 em 4 de julho e RC3 no dia 18 e, finalmente, RC4 no final de julho.

Depois disso, a versão final do LibreOffice 5.2 estará disponível na primeira semana de agosto para todas as plataformas suportadas, incluindo Linux, OS X e Windows. Esta nova série da suíte de escritório terá, como de costume, um total de seis atualizações de manutenção até que chegue ao fim da vida, em 4 de junho de 2017.


FONTE: Softpedia

COMENTÁRIOS