Lançado o Mesa 12.0 RC1 trazendo suporte completo para OpenGL 4.3


Já está disponível a primeira build beta da biblioteca de gráficos 3D Mesa 12.0, anteriormente conhecido como Mesa 11.3. Os principais destaques incluem OpenGL 4.3 para os drivers Intel, RadeonSI e Nouveau (NVC0), suporte para a arquitetura Polaris, da AMD, melhorias na performance dos principais driver de vídeo e muito mais.

De acordo com o cronograma de lançamento oficial publicado pelos desenvolvedores um mês atrás, este primeiro RC da série 12.x estava programado para chegar em 20 de maio, seguido uma semana depois pela segunda build RC, em 27 de maio. Mas o lançamento teve que ser adiado.

Com isso, a segunda build RC da biblioteca de gráficos 3D está chegando em 3 de junho, seguida pelo RC3 no dia 10 do mesmo mês e coma a versão final programada para chegar em 17 de junho de 2016. Contudo, se tudo ocorrer bem, o lançamento final pode acontecer ainda no dia 10 de junho.

Dependendo da data de lançamento oficial, é possível que a versão final de Mesa 12.0 possa chegar com suporte completo para o OpenGL 4.4 e, até mesmo, OpenGL 4.5 para o driver da Intel.


FONTE: Softpedia | Phoronix[1]  [2]

COMENTÁRIOS