Lançado oficialmente o Linux Kernel 4.6 com OrangeFS e suporte para USB 3.1 SuperSpeed Plus


Hoje, 15 de maio, Linus Torvalds anunciou a versão final do Linux Kernel 4.6, que esteve em desenvolvimento nos últimos dois meses, período em que recebeu um total de sete builds RC (Release Candidate). O Linux Kernel 4.6 traz vários novos recursos, drivers atualizados e inúmeras melhorias de segurança e de desempenho.

Entre as principais novidades do Linux Kernel 4.6, está a implementação do sistema de arquivos distribuídos OrangeFS, suporte para o protocolo USB 3.1 SuperSpeed Plus (SSP), oferecendo velocidade de transferência de até 10 Gbps e a adição do Kernel Connection Multiplexor, um novo componente projetado para acelerar os protocolos da camada de aplicação.

Além disso, há suporte para 802.1AE MAC-level encryption (MACsec), várias melhorias para os drivers de vídeo Radeon e AMDGPU (ambos lidam com produtos da AMD, de acordo com a GPU), tornando-os mais estáveis e robustos, gerenciamento de energia AHCI para maior economia e melhor segurança para programas Linux de 32 bits.

Um suporte open source inicial para a NVIDIA GeForce GTX 900 "Maxwell" também está disponível nesta nova versão do kernel. Enquanto ainda não há compatibilidade com GPUs Pascal, a aceleração de hardware/3D está disponível para produtos da NVIDIA com arquitetura Maxwell, isso graças a firmware blobs da própria empresa.

Com tudo, antes que você fique muito animado, a implementação para GPUs Maxwell não é tão madura como para Kepler e ainda não há suporte para re-clocking para proporcionar realmente um bom desempenho. Neste caso, o driver proprietário da NVIDIA pode ser a melhor solução para quem deseja tirar o máximo de proveito de sua placa de vídeo, especialmente nos jogos.

Por último, mas não menos importante, há também melhorias para notebooks Dell e Alienware, incluindo o popular Dell XPS 13 Skylake. Claro, existem muitas outras melhorias, atualizações e correções de bugs. Você pode baixar o código fonte do Linux Kernel 4.6 a partir do site kernel.org.


FONTE: Softpedia | Phoronix | LKML

COMENTÁRIOS