No futuro, tela inicial dos Scopes do Ubuntu Touch deve ganhar novo visual

Ubuntu Touch

David Callé, da Canonical, publicou hoje, 04 de maio, em seu perfil oficial do Google+ algumas fotos do que parece ser o novo design da tela inicial dos Scopes do sistema operacional móvel Ubuntu Touch. A novidade, que está sendo chamada de Dash Browser, basicamente coloca todo o conteúdo local e online disponível, como também aplicativos, dentro de uma espécie de "navegador" personalizável com abas e categorias de fácil acesso.

A novidade foi apresentada também em uma sessão chamada "Scopes design evolution" que ocorreu hoje (04) durante o Ubuntu Online Summit 2016, conferência que teve início na última terça-feira (03) e que possui seu foco na próxima versão do sistema operacional da Canonical, o Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak).

Dash Browser do Ubuntu Touch
Dash Browser em um Ubuntu Tablet.

No entanto, apesar do novo recurso ser interessante, como a adoção de dispositivos com o Ubuntu Touch começou a crescer, muitos donos de Ubuntu Phones confessam que, enquanto os Scopes são bastante inovadores, à primeira vista, eles não são muito úteis. Com isso, a Canonical pode considerar oferecer aos usuários uma tela inicial clássica, como encontramos hoje em dia nos sistemas operacionais móveis Android e iOS, pelo menos como uma opção.

Dash Browser do Ubuntu Touch
Dash Browser em um Ubuntu Phone.
Existem vários outros novos recursos que estão vindo para o Ubuntu Touch no final deste ano (nos próximos seis meses ou mais), além do Dash Browser e um visual renovado, como filtros para os Scopes e um novo padrão de pesquisa, layout para múltiplos painéis, pré-visualização para Scope, bem como cartões de Scope.

Além disso, os desenvolvedores também estão trabalhando para aperfeiçoar a usabilidade de Apps Scope, na adição de aprimoramentos na ferramenta de desenvolvimento Ubuntu SDK e várias outras pequenas melhorias e correções de bugs. Você pode assistir a sessão "Scopes design evolution" de hoje no vídeo abaixo:




FONTE: SoftpediaDavid Callé/Google+
IMAGENS: David Callé/Google+

COMENTÁRIOS