Telegram já está disponível em formato Snappy para o Ubuntu 16.04 LTS


O Telegram, mensageiro online gratuito conhecido por ser uma excelente alternativa ao WhatsApp, ganhou uma versão no novo formato de pacotes Snappy (também conhecido como snap) para o Ubuntu 16.04 LTS. A aplicação já estava disponível para a plataforma Linux, mas não tinha um instalador oficial, seja .deb ou .rpm. Para instalá-lo, basta buscar por telegram no Ubuntu Software.

Mas, se preferir, você também pode executar o comando no Terminal sudo snap install telegram-sergiusens para instalar a aplicação. Vale ressaltar que este é o cliente oficial do serviço, a única diferença é que você não precisa baixar um pacote adicional para instalá-lo a partir do site do Telegram.

Mais limitado que a versão normal

Segundo o site OMG! Ubuntu!, o pacote snap do aplicativo foi criado por um funcionário da própria Canonical e, em teoria, é mais seguro para usar já que o software é executado de forma confinada. No entanto, a falha envolvendo o X11 ainda se aplica.

Ainda, de acordo com o site, a integração com o ambiente gráfico Unity 7 não se comporta como o esperado na versão snap do Telegram para Linux. Isso significa que não é exibido o número de mensagens não lidas no ícone do aplicativo na barra lateral do Unity e o applet para acessar rapidamente a aplicação também não está disponível.


Além disso, também não é possível abrir links em qualquer navegador que você tenha definido como padrão, limitando ainda mais o cliente, se comparado com a edição para OS X ou, até mesmo, o tradicional para Linux, por exemplo. Espera-se que, no futuro, ao menos este problema seja corrigido, mas por enquanto uma solução alternativa é clicar com o botão direito do mouse sobre o link e selecionar copiar link e colar na barra de endereço do seu browser preferido.

E você, pretende experimentar esta nova versão do Telegram no formato Snappy? Deixe-nos saber qual foi sua experiência.


FONTE: OMG! Ubuntu!

COMENTÁRIOS