Unity 8 e Snappy são o futuro do Ubuntu, mas só após o Ubuntu 16.10


Hoje, 5 de maio, foi o último dia da conferência Ubuntu Online Summit 2016 e uma sessão em especial teve como seu foco o ambiente gráfico Unity 8, o servidor de exibição Mir, o novo formato de pacote Snappy, criado pela Canonical para facilitar a vida dos usuários e dos desenvolvedores, e como essas tecnologias serão implementadas no Ubuntu para desktop, que é o que todo o usuário do sistema operacional está esperando.

O primeiro desta lista a fazer sua estreia no Ubuntu para desktop já não é nem uma surpresa para ninguém. O suporte ao formato de pacote de instalação Snappy, ou apenas snap, já está disponível no Ubuntu 16.04 LTS, e inclusive você já pode instalar softwares deste tipo com o Ubuntu Software.

Com a chegada do Ubuntu 16.10, será possível comprar aplicativos Snappy através do Ubuntu Software e várias outras aplicações, como LibreOffice e Mozilla Firefox, também estarão disponíveis com o novo formato. Além disso, a Canonical também está trabalhando em uma forma de atualizar alguns dos atuais programas fornecidos em pacotes do tipo .deb para snap.

Por exemplo, se você possui o Ubuntu 16.04 LTS com o LibreOffice no formato .deb, e então você deseja atualizar para o Ubuntu 16.10 ou Ubuntu 17.04, onde o LibreOffice está disponível no formato snap, a transição precisa ser tão suave quanto possível, de modo que você não vai perder nenhuma configuração. Por último, as aplicações populares como Chromium, LibreOffice ou Firefox estarão disponível apenas como snap.

Unity 8, quem sabe no futuro

O gerente do Ubuntu para desktop, Will Cooke, acredita que o Unity 7 está em seus últimos anos de vida, o que significa que o ambiente gráfico receberá menos recursos e o trabalho de desenvolvimento estará sendo reduzido para ocasiões críticas e OEM. Com isso, os holofotes estão sendo todos apontados para o Unity 8, que deve receber toda a atenção, podendo ser o padrão juntamente com o Mir em algum momento no futuro, mas só após o Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak).

Unity 8

Atualmente, o Unity 8 está disponível para o Ubuntu 16.04 LTS (Xenial Xerus) apenas em sua versão de demostração, algo bem limitado daquilo que os desenvolvedores da Canonical vem trabalhando. No entanto, com a chegada do Ubuntu 16.10 (Yakkety Yak) é esperado que o ambiente gráfico esteja um pouco mais completo, sem tantas limitações.

Além disso, a promessa é que o Unity 8 e Mir serão instalados por padrão no Ubuntu 16.10 em uma sessão alternativa, tirando a necessidade dos usuários de instalarem pacotes adicionais para experimentar as novidades. Abaixo, você confere um slide onde é exibida a transição do Unity 7 para o Unity 8, segundo os planos dos desenvolvedores. Note que está acontecendo em algum momento entre o Ubuntu 16.10 e Ubuntu 17.04:


Entre outras características interessantes que estão vindo para o Ubuntu ainda este ano, é a possibilidade de instalação de atualizações offline através do Ubuntu Software durante as reinicializações do sistema. A sincronia com GTK e GNOME Stack vai continuar no Ubuntu 16.10 apenas para que sabores como o Ubuntu GNOME possam funcionar bem. Por outro lado, o Qt4 pode ser removido das instalações padrões do Ubuntu para dar espaço para para coisas úteis.


FONTE: Softpedia | Will Cooke/YouTube

COMENTÁRIOS