Canonical mostra como é fácil criar lojas independentes de apps no formato snap


Recentemente, Mark Shuttleworth, fundador da Canonical, revelou que aplicações desenvolvidas com o formato snap (Snappy) não estão presas a uma única loja, o que significa que qualquer pessoa da comunidade Linux pode criar suas próprias lojas com os seus próprios termos. Além disso, Mark também deixou claro que não espera que outras distros possam querer buscar pacotes snap na Ubuntu Snappy Store.

"Em certo sentido, snaps estão sendo punidos por estar à frente - é claro que há uma loja sofisticada no Ubuntu, já vinhamos trabalhando em lojas mobile e IoT [Internet das Coisas] e comercial há vários anos. Mas isso não é motivo para denegrir snaps, muito pelo contrário", diz Mark Shuttleworth.

Ainda, de acordo com Mark Shuttleworth, a maneira mais simples para que os desenvolvedores de aplicativos possam oferecer seus apps como snaps para os usuários em suas próprias lojas é através do HTTPS (Secure HTTP). Mark acredita que isso deve ser implementado no código do snap para que o formato seja mais óbvio para aqueles que querem escolher o snap para a distribuição de aplicações em várias distros Linux. Claro, você também é livre para escolher qualquer outra solução similar existente, incluindo o recém-anunciado Flatpak ou AppImage.

Loja de apps no formato Snappy rodando no Fedora 24

Agora, para demonstrar que qualquer pessoa pode criar sua loja de apps snap de maneira fácil com servidores web HTTP, Dustin Kirkland, da Canonical, escolheu uma instância AWS (Amazon Web Services) com o recém-lançado Fedora 24 para demonstrar seu exemplo, mas você pode fazer o mesmo em qualquer outro sistema operacional baseado no kernel Linux que suporta o formato Snappy.

"Primeiro, eu iniciei uma instância na AWS. É claro que eu poderia ter iniciado uma instância do Ubuntu 16.04 LTS, mas na verdade, eu iniciei uma instância do Fedora 24! Na verdade, você pode executar sua loja SNAP em qualquer sistema operacional que suporta atualmente SNAPs, realmente, ou até mesmo apenas criar um fork deste repo no GitHub e instalá-lo sozinho", diz Dustin Kirkland.

O melhor de tudo, Dustin Kirkland está nós demonstrando um conceito de loja de apps no formato snap criada pelo desenvolvedor Bret Barker e publicada no GitHub como um projeto de código aberto sob a licença Apache. Você pode criar um fork do repositório do GitHub (clique aqui) e instalar em qualquer distribuição Linux que suporte Snappy.

Para mais detalhes, recomendamos que você confira a postagem original de Dustin Kirkland, através deste link.


FONTE: Softpedia[1]  [2]Dustin Kirkland | Ubuntu

COMENTÁRIOS