Lançado o KDE Plasma 5.7 Beta com várias melhorias para Wayland e muito mais

KDE Plasma 5.7 Beta

Foi lançado nesta sexta-feira (17) o KDE Plasma 5.7 Beta trazendo várias melhorias e novidades para os fãs do ambiente gráfico. A primeira coisa que os usuários vão notar após atualizarem é a nova tela de login unificada, oferecendo uma experiência de inicialização mais madura, bonita e moderna, sendo baseada no tema Breeze.

Além disso, os temas do Plasma Oxygen e Air receberam várias melhorias, os ícones Breeze combinam com o esquema de cores em destaque, o recurso Jump List Actions, implementado ainda no KDE Plasma 5.6, pode ser acessível a partir do KRunner e a visualização da agenda agora exibe o calendário embutido.

Nova tela de login do KDE Plasma 5.7.
Nova tela de login do KDE Plasma 5.7.

Melhorias para o controle de volume e nova área de notificações

O KDE Plasma 5.7 promete melhorar o applet de controle de volume, permitindo que os usuários não só controlem a saída sonora de cada aplicativo que tenha acesso à placa de som, mas que também possam movê-los para um dispositivo de som diferente, bem como permite aumentar para mais de 100%, o que nós faz pensar que é um recurso muito útil para ter em qualquer sistema operacional.

Existe também uma nova área de notificações (bandeja do sistema) reescrita do zero, um novo gerenciador de tarefas que oferece um desempenho muito melhor, suporte para máquinas Kiosk e, por último, mas não menos importante, enormes melhorias para o Wayland, um dos gerenciadores de janelas da próxima geração, como mais segurança, melhor renderização e um novo teclado virtual, por exemplo (confira o vídeo abaixo).



A versão final do KDE Plasma 5.7 está prevista para ser lançada em apenas duas semanas, no dia 5 de julho. Para mais detalhes sobre todas as novidades implementadas nesta nova versão do ambiente gráfico, não deixe de conferir o anúncio oficial, clicando aqui.


FONTE: Softpedia | KDE

COMENTÁRIOS