LibreOffice 5.2 Beta 2 já está disponível como snap para Arch Linux, Fedora e Ubuntu


O LibreOffice 5.2 Beta 2 foi lançado recentemente e, como de costume, estava inicialmente disponível como DEB e RPM para distribuições Linux como, por exemplo, Debian e Red Hat, respectivamente. Contudo, graças a iniciativa da Canonical de tornar o formato "snap" universal, o desenvolvedor GNU/Linux Björn Michaelsen viu isso como uma grande oportunidade para disponibilizar a suíte de escritório como um pacote snap.

"Então — aqui está o que tenho feito: Esta é uma das coisas que os pacotes snap vai tornar muito mais fácil: upgrade ou downgrade de versões de uma aplicação, tendo múltiplas [versões] instaladas em paralelo e muito mais. Fique ligado pois existem mais notícias emocionantes chegando!", diz Björn Michaelsen em seu blog.

LibreOffice 5.2.0 Beta 2 instalado com snap no Ubuntu 16.04.

Caso você esteja curioso e queira experimentar a novidade, levando em consideração que sua distribuição Linux já possui suporte ao formato snap, como é o caso do Arch Linux, Fedora, Debian e Ubuntu, para obter o LibreOffice 5.2 Beta 2 basta executar o comando abaixo em seu Terminal. Só lembrando que o arquivo que será baixado tem quase 1GB de tamanho, já que conta com todas as dependências que a suíte de escritório precisa para rodar.
wget http://people.canonical.com/~bjoern/snappy/libreoffice_5.2.0.0.beta2_amd64.snap{,.sha512sum} sha512sum -c libreoffice_5.2.0.0.beta2_amd64.snap.sha512sum && sudo snap install --devmode libreoffice_5.2.0.0.beta2_amd64.snap /snap/bin/libreoffice
Uma vez que a suíte de escritório no formato snap foi baixada e instalada, ela será acionada de modo que você possa usá-la. No pacote, estão incluso os componentes Writer, Impress, Calc, Base, Draw e Math. Agora, caso queira remover o programa do seu sistema, basta executar o seguinte comando no Terminal:
sudo snap remove libreoffice


FONTE: SoftpediaBjörn Michaelsen Blog

COMENTÁRIOS