Aplicações snap terão melhor integração com o ambiente gráfico do sistema e muito mais


Com a chegada do snap, veio também algumas promessas como, por exemplo, permitir que os desenvolvedores possam oferecer sempre as ultimas versões de seus software e uma maior segurança. Contudo, alguns aplicativos que já fazem uso do novo formato não possem integração total com o ambiente gráfico, como menus e temas, mas, segundo a Canonical, isso deve mudar em breve.

De acordo com a Canonical, fazer com que aplicações empacotadas com o formato snap pudessem se integrar com o sistema operacional sempre foi um tanto difícil para os desenvolvedores do Snappy. Contudo, a empresa anunciou que a sua nova meta agora é simplificar a experiência global do snap no desktop, assegurando que todas as características visíveis ao usuário estão funcionando como esperado.

"Integrar aplicativos de desktop com snaps tem sido um pouco difícil em termos de fazê-los agir e se sentir como parte do sistema. Isso significa dar prioridade para o mesmo tema do ambiente gráfico em geral, tendo integração com menu de aplicação global, obtendo ícone de caches e obter chaves de configuração. Além disso, as tecnologias e ferramentas como GTK e Qt exigem um pouco de experiência na área", diz a Canonical em seu anúncio.

Com a novidade, a empresa espera integrar os aplicativos snap com o tema do ambiente gráfico, seja ele escrito em GTK+ ou Qt, assim como o tema de ícones do sistema, integrá-los com o menu do aplicativo Unity, bem como a gerar ícone e imagens em cache na primeira inicialização após uma nova atualização da aplicação.

VLC no formato snap com total integração com o tema do sistema (direita).

Além disso, há um planejamento para manter os dados baseados em xdg após cada atualização bem-sucedida de um aplicativo snap existente, deixar o GSettings disponível para leitura e escrita por snaps, compartilhar a maior parte do código entre lançadores múltiplos de modo que, quando uma correção é aplicada em determinada aplicação, outros apps possam se beneficiar também, e que seja ignorado qualquer comportamento incomum que alguns lançadores tenham exibido.

Para exemplos mais detalhados de como os aplicativos vão se comportar no futuro, recomendamos que você confira o anúncio oficial da Canonical, clicando aqui.


FONTE: Softpedia | Canonical

COMENTÁRIOS