Lançado o KDE Plasma 5.7.3 com correções para VPN e mais melhorias


O projeto KDE anunciou hoje, 2 de agosto, a terceira atualização de manutenção para o KDE Plasma 5.7, a versão estável e mais avançada do ambiente gráfico. Entre as novidades, podemos citar a adição de melhorias para alguns dos principais componentes, incluindo Discover, NetworkManager (plasma-nm), Workspace, KWin, Oxygen, KScreen, Info Center, User Manager e kactivitymanagerd.

Além disso, também há um melhor carregamento para o KCM (KDE Control Module), melhorias para FileDialog, suporte melhorado para conexões VPN (Virtual Private Network), correções para diversas falhas de memória e outros bugs irritantes relatados por usuários desde o KDE Plasma 5.7.2.

KDE Plasma 5.7
KDE Plasma 5.7

Segundo o calendário de lançamentos, a próxima atualização de manutenção, KDE Plasma 5.7.4, pode chegar em três semanas a partir de hoje, mais precisamente em 23 de agosto. Depois disso, o quinto e último lançamento, versão 5.7.5, está prevista para ser lançada em 27 de setembro, marcando o fim da vida da série KDE Plasma 5.7.x.

Enquanto isso, os desenvolvedores do KDE vão começar a trabalhar na próxima versão principal, o KDE Plasma 5.8, que terá um suporte a longo prazo (LTS). A build beta pode chegar dois dias depois que o KDE Plasma 5.7 atingir o fim da vida, em 29 de setembro, e terá um total de nove atualizações de manutenção, até 24 de abril de 2018.

A nova versão do ambiente gráfico deve estar primeiramente disponível nos repositórios de distribuições Linux rolling release, como o Arch Linux e openSUSE Tumbleweed. Mas, claro, não podemos nos esquecer também da distro KDE neon.


FONTE: Softpedia | KDE

COMENTÁRIOS