Mozilla decide remover o recurso 'Hello' a partir do Firefox 49


A Mozilla revelou recentemente que decidiu remover o Hello "automaticamente quando você atualizar para a versão 49 do Firefox -- não será necessário realizar nenhuma ação extra". O recurso, que é baseado na API WebRTC, foi introduzido como parte no navegador em dezembro de 2014. Mas, atualmente, trata-se apenas de um add-on que já vem pré-instalado com o browser.

Para quem ainda não conhece o Hello, saiba que ele permite que os usuários possam fazer chamadas de vídeo e voz gratuitamente, enviar mensagens instantâneas e compartilhar links com outras pessoas que usam navegadores compatíveis. E isso tudo sem a necessidade de nenhum software ou add-on adicional. O recurso também funciona em smartphones e tablets.



No entanto, com a decisão da Mozilla, a próxima versão do Firefox já não virá mais com o recurso instalado por padrão e ele será descontinuado. Ainda não se sabe exatamente os motivos para que a fundação seguisse por este caminho, mas tudo indica que a funcionalidade não é tão popular no navegador quanto esperava que seria.

Em seu comunicado, a fundação também deixa uma lista de alternativas ao seu recurso , como o Talky, que oferece o compartilhamento de vídeo e tela usando WebRTC, e o Cisco Spark, que possibilita a criação de salas para chamadas em vídeo, mensagens em grupo e compartilhamento.

Vale ressaltar que as mais recentes versões de desenvolvimento do navegador já não contam mais com o Hello. O Firefox 49 está previsto para ser lançado em 13 de setembro de 2016. Para conferir todas as alternativas ao recurso da Mozilla, confira o anúncio oficial, através deste link.


FONTE: OMG! Ubuntu! | Mozilla

COMENTÁRIOS